Oeiras - Educação para a sustentabilidade nas escolas

ParquePoetas2CC14p2ppA Câmara Municipal de Oeiras promove uma sessão de apresentação do Programa de Educação Ambiental (PEA) 2014/ 15, no dia 23 de Outubro, entre as 14 h e as 17.30h, no edifício da AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa e no Parque dos Poetas, em Oeiras. Nesta sessão vão ser apresentadas as atividades para os docentes das escolas públicas, privadas e instituições de solidariedade social do concelho.

 

 

 

 

Refira-se que no ano lectivo 2014/15 se assinalam os 20 anos do Programa de Educação Ambiental para as escolas no Município de Oeiras.

O PEA é promovido anualmente em articulação com um conjunto de parceiros locais e nacionais e pretende constituir um conjunto de recursos de carácter transversal e multidisciplinar através do qual as escolas possam promover a educação para a sustentabilidade, não só dentro das suas fronteiras físicas, mas em conjunto com a comunidade envolvente, potenciando a criação de comunidades pró-sustentabilidade, desafiando-se as escola a ter uma participação mais ativa na sensibilização ambiental da comunidade envolvente e na resolução de problemas locais.

O Programa iniciou-se no ano letivo 1994/95, com a temática dos Resíduos, tendo atualmente uma programação que envolve cerca de cinquenta atividades (Ações em recinto escolar, Visitas de Estudo, Oficinas, Concursos, Comemoração de dias temáticos, entre outras) no âmbito de diversas temáticas, nomeadamente, Desenvolvimento Sustentável, Água, Ecossistemas aquáticos e marinhos, Alimentação, Animais em meio urbano, Energia, Resíduos, Mobilidade Sustentável, Ruído e Natureza e Biodiversidade local. Durante o ano letivo são ainda promovidas exposições sobre as atividades desenvolvidas, assim como dos trabalhos realizados pelas escolas no âmbito dos concursos ou sobre temas ambientais. Em média nos últimos anos têm sido promovidas anualmente 500 ações envolvendo cerca de 12.500 alunos, professores e assistentes educativas.

Segundo o município, ao longo destes 20 anos tem sido possível observar uma maior consciência das gerações mais novas, para os problemas ambientais que vão surgindo, pelo que é de crer que este projeto possa contribuir para fomentar maior conhecimento, dar competências, motivações e sentido de compromisso, que lhes permitam atuar individual e coletivamente na resolução dos novos desafios ambientais. A separação de resíduos para reciclagem, a preservação da biodiversidade urbana, a utilização racional de água e energia, a manutenção da limpeza do espaço público são já alguns conceitos que facilmente se encontram interiorizados nestes jovens cidadãos.

 

 

PROGRAMA:

 

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO AOS DOCENTES - 23 DE OUTUBRO 2014

AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa e PARQUE DOS POETAS - OEIRAS

14H00 – Receção e entrega de documentação

14H15 – Breve documentário 20 Anos do Programa de Educação Ambiental Escolar

14H30 – Abertura

14H45 – Programa de Educação Ambiental para as escolas 2014/15 - Núcleo de Promoção e Sensibilização Ambiental / C.M. Oeiras – Sofia Gomes

15H00 – Experiências de participação no PEA – EBI Dr. Joaquim de Barros – Profª Ana Charais

15H15 – Programa de Educação Ambiental dos SIMAS de Oeiras e Amadora – Teresa Alvarez

15H30 – Programa de Educação Ambiental  SANEST -  Jorge Gomes

15H40 – Kit do Mar – EMEPC – Raquel Costa

15H50 – Apresentação da Conferência – Connecting  minds, creating the future for the OCEANS , a realizar em Oeiras em 2015 – ASPEA / Kit do Mar - Fatima Almeida

16H00 – Projeto GALP Missão UP - Unidos Pelo Planeta – Galp Energia -  Manuel Andrade

16H15 – Movimento Bloom – Atividade de ar livre no Parque dos Poetas

17H00 – Coffee Break com Bolo de Aniversário do PEA

17H15 – Entrega de certificados de Participação e oferta de uma planta

No local da sessão de apresentação estarão patentes exposições e materiais informativos de parceiros e colaboradores

 

 

CMO/cyberjornal, 19 Outubro 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!