S. Domingos de Rana estimula "Excelência"

SDRBolsas15Pepita Tristão (texto)

César Cardoso (fotos)

 

Na tarde do passado sábado, 28 de Novembro, o Auditório da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana (JFSDR) mostrou-se exíguo para acolher os convidados que assistiram à cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito e Excelência de S. Domingos de Rana e de bolsas de estudo a alunos universitários.

 

 

 

 

 

 

 

SDRbolsas015Esta iniciativa realizada no âmbito dos incentivos à Educão da JFSDR é ilustrativa da preocupação da autarquia com a formação dos seus fregueses mais jovens. Daí que os seus responsáveis tenham feito questão de estar presentes, ocupando a mesa de honra, nomeadamente, os presidentes do executivo, Fernanda Gonçalves e da Assembleia de Freguesia, Manuel Mendes e o seu secretário, João Navarro.

Depois das boas vindas proferidas por Fernanda Gonçalves, Manuel Mendes resumiu a história destes Prémios atribuídos desde que há seis anos, um cidadão formulou à Junta de Freguesia a proposta de criar uns prémios de mérito escolar para homenagear o seu pai. A autarquia abraçou logo a ideia, completando o prémio com uma quantia idêntica à que lhes haviam destinado.

E foi com orgulho que os melhores alunos da freguesia ou, nalguns casos, os seus representantes, receberam os seus prémios. Primeiramente, foram chamados os classificados em 3º lugar (Prémios no valor pecuniário de100 euros): Stilyan Stoyanov, aluno da Escola Frei Gonçalo de Azevedo, e Jéssica Pina, aluna da Escola Matilde Rosa Araújo; depois, os classificados em 2º (150 euros): Márcia Abrantes, aluna da Escola Frei Gonçalo de Azevedo, e Joana Vieira, aluna da Escola Matilde Rosa Araújo.SDRbolsas2015

Por fim, foram chamados os eleitos melhores alunos da freguesia (250 euros): Érica Moreira, aluna da Escola Frei Gonçalo de Azevedo, e Rúben Santos, aluno da Escola Matilde Rosa Araújo.

Pela primeira vez, a Junta de S. Domingos de Rana atribuiu ainda o Prémio de Excelência Escolar aos melhores alunos dos 9.º e 12.º anos das escolas públicas da freguesia. A melhor aluna do 9.º ano da Escola Matilde Rosa Araújo, Ana Mafalda Brites, recebeu o seu prémio na cerimónia de encerramento do 30.º aniversário do respetivo estabelecimento escolar, pelo que durante a cerimónia apenas foram entregues os prémios (100 euros) aos melhores alunos da Escola Frei Gonçalo de Azevedo, Jaime Morujo, que completou o 9.º ano, e Mauro Costa, que terminou o 12.º ano.

De realçar que o Prémio de Mérito Escolar procura constituir não só um reconhecimento público pelo esforço despendido pelos jovens, como ainda, uma ajuda para fazer frente às despesas inerentes à continuação dos seus percursos académicos.

Também foram dados a conhecer os dez alunos Ensino Superior Público que receberam bolsas no valor de 750 euros - jovens com agregado familiar comprovadamente carenciado e residentes há mais de cinco anos na freguesia. Recorda-se que na atribuição destas bolsas são condições preferenciais o menor rendimento per capita do agregado familiar, o melhor aproveitamento escolar, a menor idade do candidato, não beneficiar de apoios de outras entidades e os rendimentos serem provenientes do trabalho do agregado familiar.

Obtiveram estas bolsas: Ina Garuta, Diana Ribeiro da Silva, Karla Valentina de Freitas Lara, Tatiana Patrícia Veiga Gaspar, Ana Rita de Almeida Quintino, Joana Rodrigues Jordão, Nádia Raquel Andrade Landim, Joana Filipa dos Santos Carreira, Mónica Patrícia Martins Pereira e Susana Maria Canelas Dias.

«Acreditamos e sonhamos com um ensino de qualidade» afirmou a presidente da JFSDR, Fernanda Gonçalves, a encerrar a cerimónia, votando por uma escola melhor em que «os professores sejam motivados e valorizados e onde os deixem ser professores» e manifestando o orgulho da autarquia em todos os jovens fregueses que se destacaram pelo seu mérito escolar.

 

 

Mais imagens:  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.987986311258176.1073742044.171996492857166&type=3

 

cyberjornal, 2 Dezembro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!