Aqueduto, Mãe de Água e Chafariz em Carnaxide

CarnaxideaquedutoMuito abundante em água subterrânea, era da serra de Carnaxide que saía um braço de água para o Aqueduto de Caneças contribuindo assim para o abastecimento a Lisboa.

Talvez por essa razão e em jeito de agradecimento D. José I mandou construir em 1765 o aqueduto e o chafariz no centro da vila.

 

Considerada uma das mais importantes obras pombalinas no concelho, este aqueduto abasteceu Carnaxide de água durante muitos anos.

Tratando-se de uma construção enterrada apenas são visíveis as claraboias que iluminam e ventilam o percurso da água.

Tem o comprimento aproximado de 700 metros com dois metros de altura por um de largura sendo constituído por um túnel de calcário com teto em rocha.

A Mãe de Água é uma edificação com uma profundidade de 20 metros, situada em plena serra de Carnaxide a quase 300 metros da principal nascente e onde termina o túnel que conduz a água até ao chafariz.

No seu interior possui um tanque circular em lioz que funciona como reservatório e filtro.

O Chafariz localizado na Rua 5 de Outubro ostenta um brasão real com inscrição em latim, onde se pode ler:

" O Fidelíssimo Rei José I

Mandou para utilidade deste povo

Correr livre esta água

No ano do Senhor de 1766"

Nas traseiras do chafariz original foi edificado um fontanário (esse já com água da rede publica) revestido a azulejo e datado de 1952.

Trata-se de um dos símbolos mais importantes do Património da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, classificado em 2013 como Monumento de Interesse Público (PIC) "Aqueduto de Carnaxide, incluindo nascente, mina, mãe de água, chafariz e três claraboias, freguesia de Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa".

O monumento que merece ser conhecido por todos foi ontem, dia 31 de maio, alvo de uma visita guiada á "Mãe de Água com términus no Chafariz", promovida pela Direção -Geral do Património Cultural (DGPC) - Secretaria de Estado da Cultura.

 

 

 

CMO/cyberjornal, 1 junho 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!