Britânicos reforçam colaboração com Évora

evoraembaixadorabritanica

 

A embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Hayes, esteve hoje, dia 6 de Agosto,  em Évora, tendo sido recebida pelo Presidente da autarquia, Carlos Pinto de Sá, nos Paços do Concelho. O reforço da colaboração, nomeadamente na área económica, foi a tónica dominante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No final do encontro, o autarca eborense destacou a importância da visita, que permite abrir portas para uma colaboração reforçada em várias áreas, entre as quais a económica: «Temos um conjunto de interesses em vários sectores económicos, um deles é a aeronáutica e estamos convencidos que é possível estabelecer uma relação muito mais forte», frisou Carlos Pinto de Sá.

“Falámos sobre outros sectores, como o caso da eletrónica, das energias alternativas - no nosso caso, da solar - da área da agricultura (vinhos e outros produtos regionais) e do turismo. Salientámos que o turismo está a crescer, mas ainda não recebemos tantos britânicos em Évora como gostaríamos. Ficaram abertas as portas para essa colaboração que eu julgo que, a partir de agora, se poderá intensificar porque da parte da Sra. Embaixadora também há essa perspetiva”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

Um outro tema abordado foi o ensino universitário, áreaonde o Reino Unido possui uma tradição forte e de grande prestígio.  “A Universidade de Évora já tem alguma relação com universidades britânicas e essa é uma outra área onde podemos ajudar à internacionalização, que é um dos objetivos que a Universidade tem anunciado”. Em suma, “abriram-se aqui perspetivas de colaboração e de trabalho muito interessantes que eu espero que deem frutos a breve trecho”, considerou o autarca.

Kirsty Isobel Hayes é embaixadora do Reino Unido em Portugal desde Setembro de 2014. Entrou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânico em 1999. Até recentemente foi Directora do Departamento de Organizações Internacionais onde era responsável pelas políticas para as Nações Unidas, Commonwealth, OSCE, crimes de guerra e sanções. Foi negociadora principal do Reino Unido na reunião de chefes de governo da Commonwealth em 2013. Anteriormente esteve colocada em Washington e Hong Kong e passou três anos no Sri Lanka acompanhando o seu marido, que foi Alto-Comissário Britânico naquele país. No Ministério dos Negócios Estrangeiros trabalhou em diversas áreas, incluindo União Europeia, ambiente, recursos humanos e comunicação.

 

 

 

CME/cyberjornal, 6 Agosto 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!