"EURO Mini-conference on Optimization in the Natural Sciences"

EstarrejaCasaEgasMoniz14Cerca de seis dezenas de participantes na conferência internacional "EURO Mini-conference on Optimization in the Natural Sciences" vão visitar a Casa-Museu Egas Moniz no dia 7 de fevereiro de 2014, próxima sexta-feira. O evento irá realizar-se na Universidade de Aveiro (UA) entre os dias 5 e 9 de fevereiro, numa organização do Departamento de Matemática.

Inserida no programa social do evento, a visita à Casa-Museu Egas Moniz, situada em Avanca, é incontornável quando estamos perante um dos nomes da medicina mundial, criador da psicocirurgia e único Prémio Nobel português de ciência.

Um conjunto notável de descobertas científicas realizadas por Egas Moniz valeram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Quatro anos antes, em 1945, foi distinguido com outro prémio internacional de prestígio, o Prémio de Oslo pela descoberta da Angiografia Cerebral (realizada pela primeira vez em 1927).

Figura multifacetada, António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de Novembro de 1874 - Lisboa, 13 de Dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.

O objetivo da conferência que se realiza em Aveiro é discutir a mais recente investigação em otimização e a sua aplicação nas ciências naturais. Pretende-se ainda encorajar a troca de conhecimento e de resultados alcançados recentemente nesta área e estabelecer colaborações entre investigadores que trabalham nas áreas de: ciências computacionais, otimização, estatística, física, química, biologia e ciências médicas.

Os oradores convidados são: Leonid Bunimovich, do Georgia Institute of Technology, Atlanta, USA; Giuseppe Buttazzo, do Department of Mathematics, University of Pisa, Italy; Aleksander Dudin, da Belarusian State University; Michael Greenacre, do Department of Economics and Business, University Pompeu Fabra, Barcelona, Spain; Georgui Smirnov, da Universidade do Minho; e Sergei Tabachnikov, da Pennsylvania State University, Department of Mathematics, USA.

 
 
 
 
CME/cyberjornal, 5 fevereiro 2014

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!