Paris está a arder!

ParisNotreDamefogoParisNotreDameSC4cy

Fotos: Sofia Cardoso

Um violento incêndio devorou esta segunda-feira, 15 de Abril, grande parte da Igreja de Notre Dame de Paris, deixando desolados não só os franceses, mas o mundo todo.

É que, como Emanuel Macron referiu no final da noite, a Igreja de Notre Dame de Paris faz parte do imaginário dos franceses, mas também de todo o mundo que admira a cidade das luzes.

ParisNotreDameSC8cyDurante o sinistro que teve início pouco depois das 18 horas, chegou a temer-se pela estrutura do monumento, mas felizmente, como confirmou nas mesmas declarações, o próprio presidente francês, “A fachada e a estrutura principal foram poupadas”. O governante garantiu ainda que vai reconstruir Notre Dame e anunciou que vai ser lançada uma subscrição nacional para esse efeito.

Uma tarefa que não será fácil, tal a dimensão do incêndio e a grande destruição que provocou. Basta dizer que o pináculo da catedral colapsou e a nave central foi consumida pelas chamas.

Felizmente, não houve perdas de vida, embora tenha ficado gravemente ferido um dos cerca de 400 bombeiros que em apenas duas horas controlaram as chamas.

Recorda-se que a catedral de Notre Dame é um dos monumentos mais visitados da capital francesa, atraindo mais de 13 milhões de turistas por ano.

Considerada um dos símbolos de Paris, este templo gótico dedicado a Maria, mãe de Jesus, abriga um tesouro arquitetónico e artístico de incomensurável valor. A sua construçãoteve início em 1163 e só ficou concluída em 1345.

Pouco após o início do sinistro, muitos foram os governantes que enviaram mensagens de pesar e de solidariedade, entre os quais, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e ainda os chefes de governo de Portugal, António Costa, da Alemanha, Angela Merkel, e de Espanha, Pedro Sanchéz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Imagens incêndio Reproduzidas)

Outras imagens de Sofia Cardoso: https://www.facebook.com/Cyberjornal/photos/a.2310929875630473/2310929985630462/?type=3&theater

 

cyberjornal, 15 abril 2019

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!