Aviso amarelo – Descida acentuada da temperatura

NeveTiagoEmbora parco em chuvas, o Inverno tardio veio para ficar e, com ele, o frio que têm colocado o País a tiritar, sobretudo nos últimos dias. Nada fora do comum, nem insuportável, desde que se cumpram os conselhos dados pelas autoridades sanitárias. 

Assim, o Instituto do Mar e da Atmosfera ativou o aviso amarelo devido à acentuada descida de temperatura que se fará sentir até á próxima quinta feira, pois prevê-se uma acentuada descida de temperatura que poderá registar valores abaixo de 0º.

 

 

 

 

 

 

 

 

Recomenda-se a adoção das seguintes medidas:

  • Proteja-se do frio e da chuva;
  • Mantenha o corpo quente: use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
  • Hidrate-se: ingira líquidos e sopas quentes;
  • Tenha cuidado com as condições do piso;
  • Use sapatos confortáveis;
  • Evite as quedas;
  • Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.

Esteja atento aos avisos e recomendações do IPMA e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Vacine-se!

A vacinação contra a gripe é gratuita, para pessoas a partir dos 65 anos, residentes em instituições, doentes em diálise crónica, transplantados, pessoas com diabetes e bombeiros. Os grupos prioritários são idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Lembre-se que a vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação a complicações graves. Aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá ligar para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24),através do número 808 24 24 24.

Para mais informação, consulte:

Direção-Geral da Saúde

Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Autoridade Nacional de Proteção Civil

 

 

 

 

 

 

 

ULSNA/cyberjornal, 6 Fevereiro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!