Breves, 10 Fevereiro 2019

Alcoutim

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, preside hoje, às 11.45, à Cerimónia de Inauguração das Obras de Requalificação da Igreja Paroquial de Giões, que decorre na Junta de Freguesia de Giões, Alcoutim.

 

 

Lisboa

Dias 10 e 24 de fevereiro, às 16 h , Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia, vai ser apresentada a peça de teatro "As Naus de Verde Pinho", de Manuel Alegre

A peça conta a grandiosa viagem de Bartolomeu Dias pela Costa Africana, até dobrar o Cabo da Boa Esperança. Foram sete dias e sete noites. Sete intermináveis dias assaltados por ventos, marés, monstros e demónios. Uma história feita por um Capitão audaz e uma frota abastecida de coragem, determinação e esperança.

AS NAUS DE VERDE PINHO é o livro escrito por Manuel Alegre – Prémio de Literatura Infantil António Botto, inserido no Plano Nacional de Leitura e recomendado pelas Metas Curriculares de Português no 2.º Ciclo – a que Vasco Letria dá vida.

Nesta criação, o encenador Vasco Letria recria a obra original, sempre fiel ao texto, extravasando toda a sua visão artística através da música, da expressão corporal e do video mapping, na construção de uma Nau (de Verde Pinho) que nos levará por um mar de aventuras.Porque dentro de cada um de nós, há um Bartolomeu Dias, AS NAUS DE VERDE PINHO é um espectáculo mágico, para aprender e sentir.

 

 

 

Hoje, às 16 horas, os Solistas da Metropolitana apresentam no Museu dos Coches, um recital de excelência camerística: o belíssimo programa Mythes, centrado na obra prima de Karol Szymanowski.

 

 

Palmela

Em fevereiro, a Caminhada Desportiva do programa municipal “Mexa-se em Palmela” realiza-se hoje, a partir das 9 horas, com o percurso “Pinhal Novo - Olhos de Água - Terrim - Pinhal Novo”.

A Caminhada, de participação gratuita e aberta à população em geral (a partir dos 6 anos), terá grau de dificuldade 1 (1 a 5), uma distância de 12,5 kms e duração prevista de 2.45h.

Inscrições obrigatórias e limitadas a 100 participantes.

 

 

Serpa

Serpa é o próximo destino do Terras sem Sombra. Aprender a entoar o Cante, Património Material da Humanidade desde 2014, ouvir as vozes das aves na natureza e, logo a seguir, escutá-las em obras de grandes compositores, preservar as raças de gado do Alentejo e conhecer o genoma do sobreiro, árvore nacional de Portugal, eis alguns dos desafios propostos para ontem e hoje, 10 de fevereiro.

Depois de um dia dedicado à música, hoje, a partir das 9.30, a manhã é consagrada à Herdade da Abóbada, num périplo guiado pelo médico veterinário Carlos Bettencourt e pelo zootécnico Marcos Ramos. Objectivo: conhecer o trabalho aqui realizado na conservação das raças bovinas (mertolenga e garvonesa), ovinas (campaniça, merinas preta e branca), caprina (serpentina) e suína (alentejana) e o Banco Português de Germoplasma Animal.

Em pareceria com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) a Herdade da Abóbada acolhe também a única população de sobreiros onde os progenitores de cada árvore são conhecidos, além de se destacarem enquanto produtores de cortiça de boa qualidade. Todas as actividades, organizadas em parceria com o Município de Serpa, são de acesso livre, partindo o Terras sem Sombra a seguir para Monsaraz, Valência de Alcântara, Olivença, Beja, Elvas, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Barrancos, Santiago do Cacém e Sines. 

 

 

Tavira

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, preside à Cerimónia de Inauguração das Obras de Requalificação do Centro Paroquial de Cachopo, que decorre às 14.30 horas, no Complexo Social de Cachopo, Tavira.

 

 

Vinhais

Encerra hoje a 39ª Feira do Fumeiro de Vinhais, que decorre no Pavilhão Multiusos de Vinhais. A cerimónia de encerramento decorre às 12 horas e será presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!