Breves, 12 janeiro 2018

Aveiro

Estão a decorrer as Festas em Honra de São Gonçalinho, que tiveram início no dia 10 e se prolongam até 15 de janeiro. Neste sentido, e por questões de segurança para a montagem e desmontagem de infraestruturas, realização dos concertos e lançamento do fogo-de-artifício, serão encerrados/condicionados diversos arruamentos.

Até 16 de janeiro haverá condicionamentos na Rua João Afonso de Aveiro (entre as Palmeiras e o jardim do Rossio); e na Ponte S. João - Rua Dr. Bernardino Machado.

Nos dias 12, 13 e 15 de janeiro – 20 h/ 02 horas e no dia 14 de janeiro – 12 h / 02oras, as ruas João Afonso de Aveiro; João Mendonça; Dr. Barbosa de Magalhães; Dr. Bernardino Machado; Largo do Rossio e Travessa dos Marnotos.

 

 

Braga

No âmbito do Ciclo “Descobrir Maria Ondina Braga”, que teve início no passado dia 10 e se prolonga até amanhã, hoje, às 21.30 horas, Recital Literário na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Entrada livre.

 

 

Coimbra

Visitas orientadas no âmbito da exposição “Pintores Poetas. Pintura e Caligrafia na Doação Camilo Pessanha”

Nos dias 12 e 19 de janeiro, às 18 horas. Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra.

 

 

Constância

Vai realizar-se no dia 12 de janeiro, sexta-feira, pelas 11 h, uma conferência intitulada As plantas na obra poética de Camões pelo Prof. Doutor Jorge Paiva, no auditório da Casa-Memória de Camões em Constância.

Investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, o Professor Jorge Paiva é um dos mais conceituados biólogos portugueses. Na sua conferência cruza o conhecimento científico sobre as plantas com o conhecimento sobre a vida e a obra de Luís de Camões.

 

 

Matosinhos

A Exponoivos Norte realiza-se anualmente na EXPONOR em Matosinhos nos dias 12, 13 e 14 de Janeiro.

 

 

Palmela

O programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor!”, está de regresso com iniciativas como os Concursos de Sopa Caramela e de Doçaria de Palmela ou os Fins de Semana Gastronómicos temáticos.

Dedicados a produtos locais de qualidade e a pratos típicos - como o Queijo de Azeitão, a Fogaça de Palmela, a Sopa Caramela, a fruta, o vinho de Palmela, o Moscatel de Setúbal e o Coelho à moda de Palmela – estimulando a sua utilização pelos estabelecimentos de restauração, os Fins de Semana Gastronómicos continuam a dinamizar o tecido económico e a promover o produto turístico Gastronomia e Vinhos. No calendário 2018, destaque para a inclusão de um Fim de Semana vocacionado para as delícias de Natal, enriquecendo a oferta para uma visita a Palmela na quadra festiva.

O primeiro Fim de Semana Gastronómico do ano é dedicado à Fogaça de Palmela e decorre já nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de janeiro, com a participação de 16 estabelecimentos de restauração. A Fogaça de Palmela é um biscoito tradicional e aromático, que a população da vila produzia, em particular, no mês de janeiro, para oferecer, como pagamento de promessas a Santo Amaro. A cerimónia da Bênção das Fogaças ainda decorre, anualmente, a 15 de janeiro, na Igreja Matriz de S. Pedro.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!