Breves, 4 Maio 2018

Cascais

Realiza-se hoje, a partir das 15 horas, no Palácio da Cidadela, em Cascais, a XXXIV Assembleia Geral da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Nesta Assembleia que será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, estarão presentes 40 delegações de cidades e empresas de países de língua oficial portuguesa associadas da UCCLA.

O Ministro da Administração Interna fará uma intervenção sobre mobilidade no espaço lusófono.

 

 

 

Coimbra

O Museu Municipal de Coimbra organiza hoje, às 11 horas, uma visita acompanhada. Representações de Maria – Um percurso pelas peças da coleção permanente que tratam esta temática, com enfoque no culto mariano e na figura da Imaculada 

Dia 8 de Maio, às 11 horas, a visita vai repetir-se.

 

 

 

 

 

 

Elvas

 

A Câmara Municipal de Elvas realiza, hoje, pelas 10 horas, no edifício dos Paços do Concelho, a Hasta Pública da Herdade D. João.O acto, que tem um valor base de 3.300 mil euros, sendo que os lances não podem ser inferiores a 100 mil euros, perante a comissão, presidida pelo Município de Elvas.De acordo com o sítio da autarquia, as peças do acto público da hasta pública puderam ser consultadas no Departamento Financeiro e de Desenvolvimento do Município, até ontem.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estarreja

 

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), estará esta sexta-feira, em Estarreja, para assinar um protocolo de colaboração com o Município de Estarreja, Associação de Futebol de Aveiro (AFA) e ADAC – Associação Desportiva Arsenal de Canelas, às 11.30 h, no Edifício dos Paços do concelho.

O acordo tem o objetivo de oficializar a Liga Census, competição sénior de futsal, composta por onze clubes, que disputam entre si um campeonato e uma Taça, organizada pela ADAC. As provas locais passarão a integrar-se no seio das competições da AFA e da FPF, merecendo a homologação prévia da FPF.

A Câmara Municipal de Estarreja compromete-se a colaborar com a ADAC na organização das provas, cedendo os pavilhões municipais necessários para a realização dos jogos.

A vinda do representante máximo da FPF está integrada numa deslocação ao distrito de Aveiro para assinar protocolos também com as autarquias de Vagos, Vale de Cambra, Castelo de Paiva e Espinho, que visam homologar torneios interfreguesias e campeonatos organizados por terceiros no distrito, no âmbito da recreação e lazer, promovendo o futebol, o futsal e o futebol de praia na região, mostrando que o futebol é para todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fornos de Algodres

 

Cerimónia de assinatura dos protocolos para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente, hoje, às 18.30 horas, no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.

Participam na sessão presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Manuel Machado, o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, e o Presidente da Câmara Municipal de Fornes de Algodres, Manuel Fonseca.

As Equipas de Intervenção Permanente são equipas de bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. A constituição das EIP é formalizada através de protocolos entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e as Câmaras Municipais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa

 

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, apresentam, hoje às 11 horas, em conferência de imprensa, o Programa “Noite + Segura”.

Este programa destina-se a reforçar a segurança em zonas de concentração de estabelecimentos de diversão noturna, através da implementação de medidas de caráter preventivo articuladas entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa.

Trata-se de um trabalho conjunto que surgiu na sequência do levantamento pedido pelo Ministro da Administração Interna às forças de segurança sobre as ocorrências registadas nos últimos dois anos nos estabelecimentos comerciais de diversão noturna.

Após esse levantamento, foi criado um grupo de trabalho, coordenado pela Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, para acompanhar a adoção de medidas relativas ao funcionamento dos estabelecimentos de diversão noturna e respetivas áreas envolventes. 

Em breve, serão apresentadas iniciativas destinadas ao reforço da segurança na noite nos concelhos do Porto e de Albufeira, em resultado do trabalho realizado com as respetivas câmaras municipais.

A Conferência decorre no Ministério da Administração Interna, em Lisboa

 

 

 

 

 

 

 

 

O Colóquio Anual Era 2018 decorre hoje, a partir das 10 horas, no Auditório do CIUL, em Lisboa. Entrada livre.

Promovido pela ERA Arqueologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Marinha Grande

 

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai homenagear hoje, Dia Internacional do Bombeiro, os Bombeiros Voluntários do concelho, através da apresentação pública de uma pintura alusiva ao tema e de um concerto reservado às duas corporações.A homenagem pretende enaltecer os Bombeiros que, nos dias 15 e 16 de outubro de 2017, se sacrificaram pelo “Pinhal do Rei”. Visa evocar a coragem e abnegação dos “Soldados da Paz” que, arriscando a sua própria vida, são essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens, empreendendo uma missão de inequívoco interesse público.

 

 

 

 

 

 

 

 

Oeiras

 

O João Barradas Trio sobe hoje ao palco do Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, às 22 horas.

João Barradas toca acordeão Midi (electrónico) e Normal, sendo considerado pela crítica como um dos melhores instrumentistas da Europa neste instrumento. Não deixa de ser curioso que o acordeão não é um instrumento habitual no Jazz. Mas João Barradas, no New York Jazz Composition Contest, de 2017, entre participantes de 78 países e mais de 1.000 composições a concurso, obteve o 1º Prémio. Do júri, faziam parte músicos americanos como Herbie Hancock, Greg Osby e Chick Corea …

O seu trio completa-se com o excelente contrabaixista André Rosinha e o reconhecido baterista Bruno Pedroso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Palmela

 

Em maio, a Sopa Caramela vai estar em destaque, com os Fins de Semana Gastronómicos e um Concurso dedicados a esta iguaria tradicional, no âmbito do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, promovido pelo Município de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Os Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela decorrem de 4 a 6 e de 11 a 13 de maio, em 21 estabelecimentos de restauração do concelho, que apresentam as suas versões desta sopa, confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos.

Amanhã, 5 de maio, às 18 horas, a Adega ASL Tomé, em Pinhal Novo, recebe mais uma edição do Concurso de Sopa Caramela, que vai eleger a melhor sopa do ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

São Domingos de Rana

 

Procurando recriar a data em que o território ficou inscrito nos limites do termo de Cascais por carta régia de D. Fernando, em 8 de abril de 1370, a IV Feira Medieval de S. Domingos de Rana decorre nos dias 4, 5 e 6 de maio,.

Artigos de couro, grinaldas, místicos, polparia, cristais e pedras, crepes, espadas e brinquedos de madeira, hidromel e trajes são alguns dos produtos e serviços que podem ser encontrados no evento de entrada livre, que se realiza no Mercado de S. Domingos de Rana.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!