Conversas de cá... 6 abril 17

Por: A.F.

  O Estoril vai receber, entre 16 de Julho e 4 de Agosto, o European Innovation Academy (EIA), o maior programa europeu universitário de aceleração de  startups  tecnológicas da Europa que contará com 400 alunos e mentores de 63 nacionalidades. Tem a participação de aceleradoras de Silicon Valley, universidades internacionais e gigantes da tecnologia. Em Portugal, o EIA estabeleceu parcerias com a Câmara Municipal de Cascais, Santader Totta, Universidade Nova de Lisboa e Beta.

 

 

 

 

 

 

A Riberalves é a maior empresa mundial de transformação de bacalhau. A empresa processa por ano mais de 100 mil toneladas de peixe. Uma quantidade que equivale a 10% do bacalhau pescado em todo o mundo.

A empresa começou a exportar na década de 90 e hoje vende para mais de 20 países. Os principais mercados são o Brasil, Angola e França. A marca Riberalves é líder nacional e tem uma posição dominante nos mercados brasileiros e angolano. Ao longo dos 30 anos de existência, a Riberalves desenvolveu um “know-how” próprio na transformação de bacalhau. A tecnologia investida na fábrica da Moita é a mais evoluída do mundo no sector. Algumas máquinas foram desenvolvidas exclusivamente para a Riberalves. A capacidade de produção de bacalhau congelado aumentou 60% conferindo um poder de resposta único no Mundo.

Hoje o bacalhau congelado pronto a cozinhar já representa mais de metade das vendas. A facilidade em exportar bacalhau congelado comparado com o bacalhau seco foi uma das razões que motivou o investimento. O peixe tornou-se mais acessível a toda a gente porque desobriga o consumidor a demolhar o bacalhau. O produto final sai da Riberalves pronto a cozinhar, mas adaptado à gastronomia de cada país. Por exemplo, o mercado brasileiro não consome bacalhau de asa preta, assim como prefere o bacalhau com um teor de sal mais elevado. Já Inglaterra gosta de bacalhau menos salgado, enquanto Portugal e Angola, consomem o nível médio de sal. Além da demolha também a secagem do bacalhau varia. Por exemplo, Angola e República do Congo exigem produtos bastante mais secos. Contudo, independentemente das adaptações, o bacalhau é cada vez mais procurado no Mundo. O facto de ser um peixe selvagem e saudável torna-o mais atractivo. Uma oportunidade de crescimento das exportações que a Riberalves vai aproveitar.    

 

  • Considerado a dama de África, o emblemático hotel Polana, localizado na capital do Moçambique, foi renovado e está a ser promovido em Portugal para atrair mais clientes nacionais. Erguido há 95 anos no coração de Maputo tem mais de 150 quartos e pertence ao grupo Serena, cujo maior accionista é o Fundo Aga Khan para o desenvolvimento.    
  •        

 

 

 

 

E ainda...

 

Leiria

 

 

Apresentação do Plano “Prevenir Já”, uma ação conjunta da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM RL), e a Guarda Nacional Republicana (GNR), decorre hoje, às 15 horas, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes e terá lugar no Auditório do Estádio Municipal de Leiria.

 

Monte Estoril

 

Splendid´s de Jean Genet sobe ao palco do Auditório Municipal Mirita Casimiro,  pelas mãos de Carlos Avilez até 14 de Abril, de quarta a sábado, às 21.30 horas e domingos, às 16 horas.

Não deixe de assistir a esta peça que reúne um conjunto de excelentes atores.

 

Porto Salvo – Oeiras

 

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, preside hoje, às 18h.30 h., à sessão de encerramento do Seminário Segurança Rodoviária e Fiscalização, no âmbito do evento de Apresentação dos Equipamentos e Serviços da MICOTEC - Equipamentos de Defesa e Segurança.

A cerimónia terá lugar na Rua Rui Teles Palhinha, 10 - Tagus Space, em Porto Salvo.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!