Notícias de cá... 10 Outubro 17

Por: A.F.

Em 2013, o desemprego nacional atingiu um pico histórico: 826,7 mil desempregados. Em Junho deste ano, no fecho do segundo trimestre, as contas do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontavam 461,4 mil portugueses em situação de desemprego. Menos 365,3 mil profissionais do que em 2013, no pico da crise nacional. Quais os sectores de actividade que sustentaram esta recuperação? Onde é que foram criados mais postos de trabalho? A análise de três anos e meio de dados estatísticos – de 2013 ao segundo trimestre de 2017 – relativos à empregabilidade nacional, através dos Inquéritos ao Emprego do INE, demonstraram que a criação de emprego em Portugal teve quatro grandes motores de aceleração: as indústrias transformadoras, as actividades de saúde e apoio social, o comércio e as actividades ligadas ao alojamento, restauração e similares. Juntos estes quatro sectores criaram 251,8 mil empregos desde 2013.     

 

 

 

O Portugal turístico soma e segue nas distinções internacionais: foi agora eleito, pela primeira vez, melhor destino europeu nos World Travel Awards, considerados os “óscares do turismo”. O que, nas palavras da secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, é um sinal de que todo o país está a ser visto como “motivo de visita” – e não só o Algarve e as grandes cidades Lisboa e Porto. Portugal foi mesmo o país que mais prémios recebeu, 30% do total, com 37 “óscares”, mais 13 do que em 2016.

 

 

e ainda...

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Dislexia. Para assinalar a efeméride a Dislex, Associação Portuguesa de Dislexia, lança uma campanha de sensibilização com o objetivo de derrubar ideias erradas e preconcebidas que existem em torno desta disfunção neurológica. Pretende-se alertar a população, educadores e poder político para as características da dislexia e para a necessidade de criar métodos de ensino que ajudem estas crianças a contornar a disfunção. Trata-se de uma condição neurológica que afeta uma em cada dez pessoas a nível mundial.

Lisboa

Conferência HxGN Local 2017, organizada pela Hexagon Safety e Infrastructure / Intergraph Portugal,iniciativa que inclui a realização do terceiro workshop eCALL. Nesta conferência serão apresentados os desenvolvimentos no âmbito do projeto 112.ptque permitem a Portugal ter já em funcionamento a tecnologia eCALL.

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, preside à sessão de abertura que decorre às 10 horas, no centro de Congressos de Lisboa.

Oeiras

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, preside às 14.30 h, à sessão de abertura do Workshop AUTOCITSorganizado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que se realiza hoje no Hotel Real, em Oeiras.

Serão apresentados os trabalhos realizados no âmbito do projeto europeu AUTOCITS, no que respeita à regulação da adoção da condução autónoma em países europeus. O Consórcio AUTOCITS é composto por diferentes entidades, públicas e privadas, de Portugal, Espanha e França.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!