Notícias de cá... 12 fevereiro 2018

Por: A.F.

José Avillez já não é, à escala nacional, um cozinheiro. Nem sequer um chefe. Ele está a tornar-se verdadeiramente uma estrela no panorama da cozinha e restauração nacional. Permanentemente a abrir projectos novos e inovadores, possuidor de duas estrelas Michelin com o seu Belcanto, foi agraciado com o prestigiado Grand Prix de L’Art de La Cuisine (que no passado já foi ganho por chefes de renome planetário como Joan Roca ou Alain Ducasse), atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia ao melhor cozinheiro do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o clube que lidera a vencer troféus em várias modalidades e a lutar por vários troféus esta época no futebol, Bruno de Carvalho empenhou-se nos últimos dias em dar tiros de canhão no próprio pé, com ameaças de demissão, discursos desbragados e declarações a roçar o boçal e ordinário. Transformou-se numa espécie de Trump. O bom para nós é que enquanto o Trump americano lidera o país, o Trump português só manda num clube.  

 

 

 

 

 

Num mundo ideal, ou, pelo menos, num mundo melhor do que aquele onde vivemos, estes factos não seriam merecedores de notícia. Mas o mundo é o que é. Por isso é da mais elementar justiça elogiar a frontalidade, clareza e coragem de Adolfo Mesquita Nunes, jovem e promissor político centrista, ao assumir publicamente a sua homossexualidade, em entrevista publicada no Expresso. Para mais tratando-se de um político de um partido conservador e de matriz democrata-cristã.

 

 

 

 

 

A Amazon Web Services  (AWS) vai implantar-se no Porto. Trata-se do braço do gigante norte-americano para o negócio da cloud  (nuvem), uma subsidiária que fornece plataformas para acolher e gerir servidores de empresas de todo o mundo. Esta é uma área de negócio que está a crescer ao ritmo de 40%, ao ano e que, em Portugal, poderá vir a criar algumas centenas de empregos altamente qualificados, pois tem uma elevada carga tecnológica associada. A empresa andou mais de um ano a estudar a sua implantação em Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

 

e ainda:

 

 

 

 

Amadora

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe mais uma sessão dos Encontros Imaginários na Amadora, no próximo dia 12 de fevereiro, pelas 21h30, que recordará as personagens da História: Stefan Zweig, Tamara de Lempika e Wagner.

Entrada livre.

 

 

 

 

 

 

 

Constância

Recolher, inventariar e divulgar as tradições do carnaval/entrudo no concelho de Constância é o principal objetivo de uma exposição, que será hoje inaugurada e poderá ser vista até16 de março, das 9.30 às 18 horas, na Biblioteca Municipal Alexandre O' Neill.

Entrudo e Carnaval são duas palavras com etimologias diferentes, mas que significam o mesmo, ou seja a entrada ou o começo da Quaresma, um período de jejum e penitência.
É uma festa de três dias - entre o Domingo e a Quarta-Feira de Cinzas -, de inteira liberdade, durante a qual era, e é, permitido fazer-se quase tudo. Tal como diz o povo No carnaval nada parece mal ou No carnaval ninguém leva a mal. Nestes dias podiam cometer-se os maiores excessos; desde pregar partidas aos vizinhos, algumas de mau gosto, vestirem-se de entrudos, onde os homens se vestiam de mulheres e as mulheres de homens, participar nas caqueiradas, atirando loiça partida, cântaros rachados, telhos, etc...etc .

 

 

 

 

 

 

 

O Acampamento Margaridas 2018, festeja este ano o seu 28º ano de existência. Organizado pelo Agrupamento 707 (sedeado em Constância Sul), do Corpo Nacional de Escutas (CNE), está a decorrer em Constância, junto ao Centro Ciência Viva, de 10 a 13 de fevereiro.

Margaridas, são um acampamento sonhado e idealizado por dirigentes do Agrupamento 707, que no Carnaval de 1990 lançam a ideia no terreno, contando na altura com a participação de 65 elementos do CNE e 12 elementos do grupo 49 da AEP de Lamego.

Tendo como tema geral, Nem Tudo é Carnaval, e tema particular desta edição As Aventuras de Astérix e Obélix, este ano a organização conta com a participação de cerca de 850 escuteiros vindos um pouco de todo o país.

 

 

 

Lisboa

Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas (SISAB), no Altice Arena, em Lisboa,de segunda, 12, até quarta, 14 fevereiro

Nesta feira estarão reunidas mais de 400 empresas, entre as quais, a Imperial, que volta a apresentar os mais icónicos nomes do chocolate.

O stand da Imperial contemplará uma diversidade alargada de vários segmentos de chocolate, desde as tabletes e bombons às pastilhas, frutos secos e figuras que, também graças à atratividade do produto e ao prestígio de décadas da marca, espera um grande afluxo de visitas.

.

A Baía de Cascais foi o local escolhido pela organização de 2018 do “Carro do Ano” para a exposição dos candidatos à vitória no Elissor/Troféu Volante de Cristal. O número de inscritos e as várias categorias em que concorrem também ao “Troféu Automóvel” demonstram a vitalidade dos construtores e a diversidade das propostas. Para lá do modelo que for eleito “Carro do Ano 2018” em Portugal, os 18 elementos do júri  escolhem os melhores nas categorias de Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo (inclui descapotáveis), SUV (inclui Crossovers) e Ecológico.

Audi, BMW, Citroen, Honda, Hyundai, Kia, Mazda, Nissan, Opel, Peugeot, Seat, Skoda, Suzuki, Volkswagen e Volvo são as marcas representadas. Depois do final dos testes dinâmicos por parte dos jurados, o calendário da iniciativa regista ainda as seguintes etapas: 19 de Fevereiro – escolha dos 7 finalistas; 26 de Fevereiro – votação final; 1 de Março – divulgação do vencedor. 

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!