Notícias de cá... 13 Abril 2018

Por: A.F.

 A instabilidade no Brasil está a ser um tónico para o mercado imobiliário em Portugal. Todos os dias existem propostas de compra de cidadãos brasileiros para casas de um milhão, 500 mil ou 300 mil euros. Mais, são centenas aqueles que estão dispostos a pagar arrendamentos de 10 e cinco mil euros/mês por um apartamento em Lisboa. Quem não perdeu tempo foi o juiz do Supremo, Gilmar Mendes, que após votar a favor da libertação de Lula da Silva apanhou o avião da TAP para Portugal, onde tem casa, e se encontrou com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

 

 

O orçamento para as obras do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, passou de 15 para 21 milhões de euros em dois anos, mas a “história dramática” do edifício está finalmente perto de ter um fim, mais de 200 anos após o início da sua construção. As obras que tiveram início em Fevereiro e estarão concluídas em 2020, vão fechar o lado poente do palácio do lado da Calçada da Ajuda, e preveem a construção de uma nova ala no edifício, que será utilizada para a exposição permanente “Joias da Coroa e Tesouros de Ourivesaria da Casa Real”. Os seis milhões adicionais devem-se à construção de um restaurante e ao aumento da segurança. O orçamento inclui ainda as obras na Calçada da Ajuda.

 

 

e ainda:

 

 

Amadora

No âmbito das comemorações do 44.º Aniversário do 25 de Abril, o Teatro dos Aloés acolhe a peça da dramaturga Joana Brandão, ”Coragem Hoje, Abraços Amanhã”, nos Recreios da Amadora, entre os dias 13 e 15 de abril, e apresenta um espetáculo baseado nos testemunhos de diversas mulheres que foram presas pela PIDE durante o período do Estado Novo. Criação, direção, dramaturgia, encenação e interpretação: Joana Brandão.

 

 

 

Também integrado nas Comemorações do Dia da Liberdade, tem hoje lugar, pelas 21.30, h, no Cineteatro D. João V, o espetáculo "Intemporal", de Paulo de Carvalho.

M6 | 10€
[50% de desconto c/ cartão 65+ e Cartão Jovem Municipal]

 

 

Carnaxide, Oeiras

O Primeiro Ministro, António Costa preside hoje à reunião de trabalho que decorre hoje, a partir das 10 horas, na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide e que conta também com a presença do Ministro da Administração da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

 

Constância

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, desloca-se hoje, ao Centro Ciência Viva de Constância (CCVC), a partir das 14 horas. Numa primeira fase a governante fará uma visita às instalações do CCVC, a que se seguirá uma conversa com alunos e professores do Instituto Politécnico de Tomar e comunidade em geral sobre o acesso aos cursos superiores ministrados nos politécnicos. A partir das 17 h, também nas instalações do CCVC, decorrerá uma sessão preparatória (no âmbito da ciência) do Orçamento Participativo Portugal. Recorde-se que até ao próximo dia 24 de abril, podem ser apresentadas propostas no portal do Orçamento Participativo Portugal (www.opp.gov.pt), ou nos diversos encontros que estão a decorrer no país, que no caso da ciência, decorrem em Constância e no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, Lisboa.

 

 

Évora

Tem hoje início a 6ª edição do "Desafio pela Saúde", que este ano tem como tema "Saúde para Todos", e decorre em Évora e Mérida até15 de abril.

No âmbito desta iniciativa transfronteiriça integrada nas comemorações do "Dia Mundial da Saúde", dias 13 e 14 de abril  realiza-se a Feira da Saúde na Praça do Giraldo com várias atividades de promoção da saúde, bem como ações de sensibilização no âmbito da campanha SNS+Proximidade, marcação de consultas on-line, receitas sem papel e inscrição do utente no portal do SNS e Programas de Rastreio.

 

 

Guimarães

A cantora austríaca de 22 anos AVEC, lança o seu novo single, Love, hoje, dia em que toca ao vivo em Portugal no Westway Labpelas 23.15 h, no Centro Culturar Vila-Flor,  em Guimarães . Love é retirado de seu próximo álbum "Heaven / Hell", editado a 14 de setembro de 2018 pela Earcandy Recordings. Este disco é produzido e misturado por Tommy McLaughlin no Attica Audio Studios, na Irlanda.

 

 

Lisboa


Esta noite
l, Papillon apresenta "Deepak Lopper" pela primeira vez ao vivo, no Estúdio Time Out; com ele em palco estarão o DJ X-Acto, o baterista Luís Logrado e o guitarrista Vasco Ruivo. Para esta noite de festa são convidados KESO (live act) e Fumaxa (DJ Set).

Rui Pereira A.K.A Papillon, um dos grandes valores do Hip Hop nacional, lançou no passado 21 de março "Deepak Looper", o seu primeiro álbum em nome próprio, bem como o vídeo do segundo single deste trabalho - "Metamorfose Fase II".

 

 

 

Monte Estoril

O  Teatro Experimental de Cascais tem em cena no Auditório Municipal Mirita Casimiro, a peça  "As you like it - Como vos aprouver", de Shakespeare. Encenada por  Carlos Avilez, esta peça conta com um  elenco de excelência,formado por: Bárbara Branco, Francisco Côrte-Real, João de Brito, João Pecegueiro, João Santos, José Condessa, José Matos de Oliveira, Luiz Rizo, Maria Ana Filipe, Pedro Peças, Pedro Russo, Rafael Carvalho, Renato Godinho, Renato Pino, Ricardo Castro, Rita Sombreireiro, Ruy de Carvalho, Sérgio Silva, Teresa Côrte-Real e Tomás Alves

De 4ª a Sábado – 21 h; Domingo – 16 horas

Dia 28 de Abril serão efectuados dois espectáculos, às 16 h e 21.30 horas.

 

 

Palmela


Apresentação do novo ciclo de espetáculos da Passos e Compassos/DançArte, “Syrah”, hoje, às 17 horas, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. A iniciativa vai contar com a presença do Vereador Luís Miguel Calha.

O ciclo para quatro anos (2018-2021), composto por oito espetáculos/bouquets, que convidam o público para uma participação continuada e ativa, defende uma aproximação à cultura local, particularmente à riqueza da vinha e do vinho, com o intuito de aproximar a arte contemporânea das raízes do público.

Com duas criações por ano, “Syrah” propõe espetáculos no Cine-teatro S. João, em Palmela, mas também em adegas do concelho, nomeadamente, a Quinta da Serralheira, em 2018, a Quinta do Piloto, em 2019, a Casa Ermelinda Freitas, em 2020, e a Filipe Palhoça Vinhos, em 2021.

Casa Corpo”, com ideia e direção de António Machado e Sofia Belchior, é o primeiro espetáculo/bouquet do ciclo e vai estar em exibição no Cine-teatro S. João, dia 21 de abril, às 21.30, e dia 22 de abril, às 17 h

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!