Notícias de cá... 14 novembro 17

Por: A.F.

Mais de mil descendentes de judeus expulsos do País no século XV obtiveram nacionalidade portuguesa, desde Março de 2015, revelou a comunidade Israelita do Porto, que vai assinalar o feito com um concerto, quinta feira, na Casa da Música.

 

 

 

 

 

 

 

A Parques de Sintra recebeu, pela primeira vez num só ano, o “visitante 3 milhões”. O momento foi assinalado no Palácio Nacional de Queluz quando o visitante, de nacionalidade brasileira, “foi recebido com uma festa surpresa que envolveu charamelas, confetes e muita animação, e ainda bolo e espumante distribuídos por todos os presentes”.

O “visitante 3 milhões” reporta-se à totalidade de entradas nas áreas sob gestão da Parques de Sintra. Refira-se que os parques e monumentos sob tutela deste organismo aumentaram em 22,3% as visitas relativamente ao ano passado.

 

 

 

 

 

O projecto é ambicioso mas o CEiiA já deu mostras de estar à altura de projectos ambiciosos: no primeiro semestre de 2019 deverão decorrer os primeiros testes com protótipos do Flow.me –basicamente um carro eléctrico conjugado com um drone que permitirá não só deslocações na horizontal como também na vertical.

 

 

 

 

 

e ainda...

 

 

 

Alter do Chão

A Unidade Cuidados na Comunidade de Alter  assinla hoje o Dia Mundial da Diabetes desenvolvendo um conjunto de sessões sobre "Atenção á Alimentação" nas freguesias de Seda, (pelas 9.40 h Chança (pelas 12.15 h)  e na  Cunheira (pelas 15 horas).

Estas sessões, que irão decorrer no salão nobre das respetivas Juntas de Freguesia, serão acompanhadas de um rastreio de glicémias  realizado pela Enfª Ana Paula Fernandes e a preleção estará a cargo da Nutricionista Dr.ª Rita Moreira. 

O objetivo é sensibilizar os presentes para a importância da alimentação na prevenção e no tratamento da Diabetes.

 

 

 

 

Amadora

 

Os Recreios da Amadora acolhem, entre os dias 14 de novembro e 7 de dezembro o Curso de Iniciação ao Trabalho do Ator, com José Peixoto, diretor artístico, encenador e ator do Teatro dos Aloés.

Este curso tem como objetivo fornecer técnicas fundamentais de análise de um texto e a sua passagem a cena, visando sobretudo a criação de personagens. Será feita uma abordagem dramatúrgica à obra de Gil Vicente – A farsa de Inês Pereira.

 

 

 

 

Lisboa

 

Cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico 2017/18 do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, hoje, às 15 horas, com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

 

 

 

 

Pinhal Novo, Palmela

 

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, o Município de Palmela, a Unidade de Saúde Familiar – Santiago Palmela e a Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade de Palmela  promovem, hoje, em Pinhal Novo, o Colóquio “Mais Vida, Mais Saúde” e uma sessão informativa sobre hábitos de vida saudáveis, que decorrerá no Auditório Municipal de Pinhal Novo, entre as 9.30 e as 11.30 horas.

Por outro lado, o Mercado Municipal de Pinhal Novo irá acolher, entre as 10 h  e as 13 h , uma sessão de Educação para a Saúde, sobre a importância de hábitos de vida saudáveis e uma demostração de “Treino Funcional”, em colaboração com a Associação de Idosos de Palmela.

 

 

 

 

Portalegre

 

Também para assinalar o dia Nacional da Diabetes , realiza-se no Centro de Saúde de Portalegre, módulo laranja entre as 9.30 h e as 13 h, um Rastreio da Diabetes, promovido pela Unidade de Saúde Familiar Plátano. Este rastreio  é dirigido aos utentes da USF que se desloquem á unidade nesse dia e que não sejam diabéticos.

Pretende-se com este rastreio alertar para os perigos da diabetes  e elucidar sobre como poderão  prevenir a doença.

Aos utentes a quem for detetada a patologia será efetuada um sessão de educação para a saúde no que diz respeito á alimentação e exercício físico a adotar  e será também agendada uma consulta para o respetivo médico.

 

 

 

 

Vouzela

 

O Primeiro-ministro, António Costa, desloca-se esta tarde ao concelho de Vouzela onde, a partir das 15 horas, visitará as obras de reabilitação de habitações permanentes afetadas pelos incêndios de 15 de outubro, seguindo depois para a câmara municipal, onde terá lugar a assinatura de protocolos com entidades bancárias (Linha de crédito de apoio à tesouraria de empresas afetadas pelos incêndios).

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!