Notícias de cá... 19 Junho 2018

michelinPor: A. F.

A 21 de Novembro, o Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa vai estar pejado de estrelas da cozinha e ser palco da apresentação do Guia Michelin Espanha & Portugal 2019. Para essa noite de gala está prevista a presença de mais de cem jornalistas acreditados e de cerca de quatrocentos convidados.

O anúncio oficial da cerimónia só acontecerá a 25 de Junho, nos Paços do Concelho, numa ação conjunta que envolve o Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal, e a Câmara Municipal de Lisboa.

 

Na apresentação do evento estarão presentes meios de comunicação espanhóis, além da imprensa portuguesa. Segundo a tradição e o formato adotado em anos anteriores, à habitual presença dos 11 chefes de cozinha galardoados com três estrelas Michelin, sucederá um jantar volante elaborado pelos restaurantes locais distinguidos com estrelas por aquela publicação francesa. Espera-se que o Belcanto (duas estrelas) e os restaurantes Alma, Eleven, Feitoria e Loco, situados em Lisboa, bem como a Fortaleza do Guincho, e o LAB, de Cascais (ambos com uma estrela), estejam em destaque.

As galas iniciaram-se em 2010 em Madrid, e depois disso já aconteceram em Barcelona, Madrid (de novo), Bilbau, Marbella, Compostela, Girona e Tenerife. Para dar a dimensão ibérica que os responsáveis do guia pretendem faltava realizar uma em Portugal.

Quanto a novas estrelas, o segredo será mantido até Novembro, como é costume. A equipa de inspetores do “Guia Michelin”, sediada em Madrid, tem desde Março o catalão José Vallez como novo responsável. As visitas de avaliação ainda decorrem nas diversas regiões de Portugal e Espanha, mas as reuniões decisivas, que irão determinar as novas classificações, terão lugar já nos últimos dias de Julho. No entanto, há uma espécie de regra não escrita: o guia procura sempre não dar más notícias na região em que decorre o evento. O “Guia Michelin” existe há 118 anos e a edição portuguesa é publicada desde 1910.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Longe vão tempos em que Isabel dos Santos fazia aquisições de milhões em Portugal. Num centro comercial de Lisboa, a empresária angolana preparava-se, num recente fim de semana para fazer um negócio, mas de pequena dimensão. Eram apenas uns sapatos, mas, nem por isso, mereciam menos atenção da filha do ex-Presidente de Angola.

 

 

 

 

 

e ainda...

 

 

 

 

 

Amadora

 

 

Hoje, pelas 21.15 h, o auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe o debate Religião e Ecologia – A Casa Comum e a Ética do Cuidado, sobre o papel e a intervenção do pensamento religioso na ecologia, com a presença de líderes e/ou representantes religiosos.

Neste debate, será abordada a forma como os problemas ambientais e os desafios da ecologia têm assumido uma dinâmica prioritária entre lideranças religiosas e espirituais.

 Entrada livre.

 

 

 

 

 

 

 

Azambuja

O Executivo Municipal de Azambuja, vai realizar hoje mais uma reunião ordinária, na Sala de Sessões, nos Paços do Concelho, pelas 15 horas.

Além do período de intervenção dos vereadores, o regimento prevê dois tempos para a intervenção do público, 60 minutos antes da ordem do dia mais 15 minutos no final só para os munícipes que não puderam estar presentes no início.

 

 

 

 

 

 

Lisboa

O Museu de Lisboa inaugura hoje, às 18.30 horas, uma exposição de fotografiaque tem por tema “Nos Passos de Santo António. Uma Viagem de Gonçalo Cadilhe”

Entrada livre, sujeita à lotação
Exposição patente de 20 de junho a 30 de setembro, das 10h às 18h.

 

 

 

 

 

 

 

O Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa acolhe hoje, às 18.30 horas, o I Ciclo de conversas "Formas do Desejo", com o tema João Bonifácio Serra. Entrada livre.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!