Notícias de cá... 22 Junho 2018

(Nazaré - Reprod.)

Nazare maior onda do mundoPor: A.F.

 

Estamos cada vez mais no mapa do surf mundial – prova disso é o facto de Portugal ter captado a sede europeia da World Surf League, organização que funciona para o surf como a FIFA funciona para o futebol.

E, nos próximos dias a maior onda do mundo, da Nazaré, vai estar “exposta” em Nova Iorque na emblemática praça Times Square.

  • -

  • -

  • -

  • -

  • -

  • -

  • O antigo Hospital de São Marcos, em Braga, desocupado desde 2011, deu lugar a um hotel Vila Galé, com quatro estrelas e integrando 123 quartos, além de spa, piscina, restaurantes, bar e adega. O Vila Galé Colletion Braga é o 30º hotel do grupo e envolveu investimentos de €8 milhões. O imóvel de interesse público, datado de 1508, pertence à Santa Casa da Misericórdia de Braga e foi concessionado à Vila Galé.

 

 

 

 

 

  • A Google vai instalar em Portugal uma unidade para formação e desenvolvimento do sistema operativo Android. O anúncio foi feito recentemente pelo vice-presidente para os assuntos globais da Google, Kent Walker, na presença do primeiro-ministro António Costa aquando da visita deste à sede da empresa em Silicon Valley, nos Estados Unidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

... e ainda:

 

 

 

 

 

 

Alcobaça

Ciclo de Recitais Jovens Valores da Academia de Música de Alcobaça, hoje, pelas 18 h., no Mosteiro de Alcobaça

 

 

 

 

 

 

Anadia

Anadia Capital do Espumante - Feira da Vinha e do Vinho 2018” é hoje inaugurada pelas 18 horas, no Vale Santo, Anadia

 

 

 

 

 

 

Aveiro

À Descoberta… as várias facetas do Mar” é a atividade integrada no “Programa Bandeira Azul 2018” que acontecerá nos dias 22 de junho (esta sexta-feira), 20 de julho e 21 de setembro com a realização de várias atividades no CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental das 10 h. às 12 horas.

Sob o mote"As várias facetas do Mar", prevê-se a realização de três conversas em formato de debate reflexivo e participado, dirigidas a crianças, jovens, seniores e pessoas portadoras de necessidades especiais, durante as quais se pretende interligar a importância do Mar na nossa vida com a vida existente no Mar.

 

 

 

 

 

 

Benavente

Lançamento da publicação comemorativa da 50ª Edição da Festa da Amizade – SA de Benavente, hoje, às 22 horas, na Esplanada do Cine-Teatro de Benavente

 

 

 

 

 

 

Évora

A edição deste ano da Feira de S. João tem hoje início e prolonga-se até 1 de Julho.

A par deste evento decorrem em Évora as comemorações do 66º Aniversário da Força Aérea, que terão o seu ponto alto no dia 1 de Julho, estando previstas inúmeras iniciativas, designadamente um Festival Aéreo, no Aeródromo Municipal.

A Feira de S. João, subordinada ao tema “A Paz e os 100 anos do Armistício”, contará ainda com as atuações, no palco do Jardim Público, da Orquestra de Jazz de Évora (dia 24), Samuel Úria + Daniel Catarino (dia 26), Linda Martini (28), Homenagem a Francisco José /Orquestra do Alentejo (29), Júlio Pereira + Jon Luz (30) e Virgem Suta (01). Dia 23 de  junho  está agendado um encontro de Ranchos Folclóricos com: Flor do Alto Alentejo; Fazendeiros de Montemor-o-Novo; e Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas.

Hoje, após a abertura oficial, destaque para o espetáculo “Évora pela Paz”, pelas 19.30 h, no Jardim Público, e que terá como protagonistas alunos, encarregados de educação, educadores e auxiliares. Ao todo serão cerca de 400 intervenientes.

 

 

 

 

 

 

Leça da Palmeira

Visitas à Cascata Leceira, jogos tradicionais, brinquedos antigos, marchas populares e uma gincana de bicicletas serão o prato forte do próximo Arraial do Museu da Quinta de Santiago, dia  22  de  Junho.

O arraial visa celebrar a tradição dos santos populares, bem como o 8º aniversário de doação da Cascata Leceira (com cerca de 15m2) ao museu, por parte do artesão José Moreira, que desde então se encontra patente ao público, na Casa do Bosque.

Manhã

10h-12h |  Visitas  guiadas à  Cascata e Jogos Tradicionais  no Jardim  |  público escolar*

10h-12h | Demonstração de brinquedos antigos, por João Cadilhe  | público escolar  *

Tarde

15h00 | Apresentação de Marchas Populares  e Rancho do ATI | Jardim

Participação de utentes da  ALADI  – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, da  Associação Rumo à Vida, do  J.I. O Barquinho, de Leça da Palmeira, e do  ATI  – Amigos da Terceira Idade, de Leça da Palmeira.

16h-17h | Visitas à Cascata

16h30 | Gincana de Bicicletas  |  público escolar  *

Todo dia:  Animação musical – Rádio Arraial

música popular, discos pedidos, entrevistas e muita animação

 

 

 

 

 

 

Lisboa

Recital de Piano, por Svetlana Rudenko, hoje, às  19 h., no Museu Nacional da Música, Lisboa

 

 

 

 

 

 

Paçode Arcos

O nº 126 da Rua Costa Pinto, em Paço de Arcos, vai ser inaugurado hoje, às 18 h., um edifício de quatro apartamentos que visa cumprir um dos objetivos do executivo que é o de criar mais habitação jovem.

A reabilitação do prédio traduziu-se na  recuperação total dos seus elementos estruturais e arquitetónicos, respeitando a imagem já consolidada.

 

 

 

 

 

 

Santarém

Está a decorrer em Santarém o XII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval (dias 21 e22  de  Junho).

Perto  de duas dezenas de especialistas, nacionais e estrangeiros, acorreram à cidade para debater o tema proposto:  "O Medievalismo no século XXI".

Estes encontros científicos especializados têm lugar, de dois em dois anos, desde 1996, tendo a sua organização sido assegurada por várias universidades portuguesas.

O XII Colóquio é organizado, em parceria, pela Universidade Aberta, o Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da FCSH-NOVA e o Instituto de Estudos Medievais da FCSH-NOVA, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

 

 

 

 

 

 

Tires

A Plataforma Cascais promove hoje, às 21.15 horas um debate que terá lugar no Desportivo Monte Real, em Tires. O tema será um filme que vai ser visionado, "Adivinhe quem vem jantar", que os organizadores decrevem como Um filme muito atual.

Realizado nos anos 60 por Stanley Kramer, em plena luta dos negros norte-americanos pelos seus direitos cívicos, conta a história de um casal branco (Katharine Hepburn e Spencer Tracy) a quem a filha anuncia que vai casar com um negro. O noivo (Sidney Poitier)) é médico e vive na Suíça, mas apesar deste cartão de visita, os pais da rapariga entram em choque.

Pergunta a PC: «O racismo que então se vivia desapareceu ? Em Portugal não há racismo ?» e recorda que este filme ganhou os Óscares de Melhor Actriz Principal e de Melhor Argumento Original.»

Entrada livre.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!