Notícias de cá... 24 Maio

carcavelosminiacPor: A.F.

A semana passada quem passasse pela estrada principal da Nova School of Business and Economics  já podia ver o miniautocarro autónomo, verde e branco que por ali circulava sem condutor e que em breve fará a ligação à estação de comboios de Carcavelos. Nesta fase de testes, o percurso, de cerca de 700 metros, foi apenas até à rotunda da Quinta de São Gonçalo.

Este veículo 100% autónomo pode levar entre 12 e 15 pessoas e anda à velocidade de 20 a 25 quilómetros por hora. Representa um investimento de €500 mil com 5 anos de manutenção incluídos e aguarda a homologação pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) para poder ser integrado na rede de transportes. Uma das viagens de teste até à rotunda da Quinta de São Gonçalo foi feita de forma tranquila e apesar de ter sido um “passeio” curto, ainda foi possível ver este veículo “parar para pensar”. Perante um imprevisto de três trabalhadores que estavam numa pequena obra junto à faixa, afrouxou a marcha.

  • É o mais ambicioso projecto solar fotovoltaico  de sempre em Portugal. E se vier a concretizar-se criará no Alto Alentejo a maior central solar da Europa. Um consórcio português liderado pelas empresas Alpac Capital e Luz On, está a trabalhar num empreendimento solar de 1200 megawatts (MW), que deverá implicar um investimento em torno de €1000 milhões, a construir no distrito de Portalegre. Este megaempreendimento, cuja potência equivale a 26 vezes a capacidade da histórica central fotovoltaica da Amareleja (com 46 MW), será desenvolvido em várias fases, que permitirão associar ao projecto um conjunto diversificado de investidores, financiadores e compradores da energia. Produzirá energia suficiente para abastecer o consumo eléctrico de mais de meio milhão de pessoas.   

O Brasil foi o mercado emissor de turistas que mais cresceu em Portugal no mês de Março, segundo o INE. As dormidas de turistas oriundos do Brasil registaram uma subida de 28% em relação a 2018.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Rep. do site da CMC

 

cyberjornal, 24 maio 2019

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!