Noticias de cá... 29 Outubro 17

Por: A.F.

JÁ ATRASOU 1 HORA O SEU RELÓGIO?

Esta madrugada teve início o horário de Inverno. Às 2 horas, o relógio atrasou uma hora.

 

 

A poucos dias do início do Web Summit, o evento internacional que pela segunda vez se realiza em Lisboa, muitos hotéis e restaurantes da cidade já estão esgotados, divulgou a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). A Web Summit decorre entre 6 e 9 de Novembro. Em 2016, gerou mais de 58 mil dormidas, com um acréscimo de 9,3 milhões de euros na hotelaria da região.

 

 

 

 

 

 

A companhia de aviação privada NETJETS aumentou no primeiro semestre os voos de e para Portugal impulsionada pelos estrangeiros a residir no país, onde tem 20 clientes que são coproprietários de jatos da empresa. O movimento da companhia nos aeroportos portugueses está a crescer 7% este ano, para mais de 600 voos, em linha com o resto da Europa.

 

O Porto está incluído no grupo dos chamados candidatos “de segunda linha” na corrida ao acolhimento da Agência Europeia do Medicamento (AEM), que terá que sair do Reino Unido em virtude do “Brexit”. A par da capital nortenha, estarão Estocolmo (Suécia), Dublin (Irlanda), Lille (França), Bona (Alemanha) e Bratislava (Eslováquia).

Ao todo, há cidades dos 27 Estados-membros da União, que concorrem para receber a nova sede da AEM, que terá de começar a funcionar em novas instalações a partir de 1 de Abril de 2019.

Ao que se fala nos meios de Bruxelas, as “cidades favoritas” são Copenhaga (Noruega), Milão (Itália), Viena (Áustria) e Amesterdão (Holanda). A primeira gaba o seu desenvolvimento sustentável, a segunda o bom clima, a terceira joga muito na oferta de renda gratuita durante 25 anos num edifício prontinho para a receber; quanto a Amesterdão, escusa de referenciar a sua centralidade, que é reconhecida por todos.    

 

 

E ainda...

 

 

Abrantes

Último dia para visitar a 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pela Câmara Municipal de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

No âmbito deste certameque teve início dia 27, hoje pode ainda adquirir as muitas iguarias nacionais patentes, a partir das 10h até às 20h.

Entre as muitas actividades desportivas programadas para queimar calorias, hoje realiza-se um passeio em BTT “Na Rota da Palha” de encontro ao Caminho do Tejo, margem Norte.

 

Amadora

A Companhia Quorum Ballet regressou ao Cineteatro D. João Vonde apresenta o espetáculo de dança Saudade/Back to Fado.

 M6 | €10

 

Azambuja

O PAFT-Programa Atividade Física para Todos, na vertente “fins-de-semana”, promove hoje, a partir das 8 horas, um encontro de ténis, nos campos do Complexo de Piscinas de Azambuja. Vai ser a segunda proposta da época desportiva 2017/2018 deste projeto do Município de Azambuja que, há mais de uma década,  incentiva a prática desportiva, a saúde e o convívio.

 

Azambuja, Casais de Baixo

A Associação Recreativa de Casais de Baixo comemora hoje o seu 42º aniversário. Os festejos vão decorrer na sede da coletividade, pertencente à freguesia e concelho de Azambuja.

 As comemorações terão início com um almoço convívio, pelas 13 h, seguindo-se a animação com “Las Hermosas” – grupo de sevilhanas do Club Azambujense, e a atuação do grupo musical “Flor de Chá”.

Posteriormente, decorre a homenagem aos associados que comemoram os 25 anos de filiação com entrega de lembranças. A iniciativa termina com o tradicional bolo de aniversário.

 

Braga

Este ano, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular elegeu a atividade física como tema central das atividades de sensibilização no âmbito do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). As atenções vão estar especialmente focadas na 4.ª Edição da Corrida e Caminhada Vital Contra o AVC, no domingo, dia  29  de  outubro, com encontro marcado na Avenida Central de Braga pelas 10h da manhã. O que se pretende é celebrar a saúde com uma atividade física e mentalmente recompensadora.

 

Estremoz

Último dia para visitar a exposição

RESENDE – ALENTEJO” -  60 trabalhos que ilustram e testemunham a permanência de Júlio Resende no Alentejo, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte

Em Estremoz pode ainda visitar:

"CASTELOS", exposição de maquetes de castelos portugueses, elaboradas por alunos da Escola Básica Sebastião da Gama, Posto de Turismo (até 31 de  outubro).

"ÚLTIMAS DOAÇÕES DE ARTES VISUAIS AO MUSEU MUNICIPAL DE ESTREMOZ"  - Conjunto de trabalhos de artes visuais doados ao Museu,  na Sala de Exposições do Museu Municipal (até 19 de novembro);

 Estremoz, Evoramonte e Veiros

PERCURSO LUSITANO” -  Exposição de cinco peças de aço com grandes dimensões, instaladas em Estremoz, Evoramonte e Veiros, da autoria do escultor alemão Robert Schad (até  31 de dezembro de 2017);

 

Guimarães

A Expo Clássicos - Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães regressou este fim-de-semana ao Multiusos de Guimarães.

É a décima edição de um certame organizado conjuntamente pela Tempo Livre e pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), com o apoio do município que tem como aliciante uma perícia automóvel, promovida pela Demo Porto, hoje, entre as 10 e as 18h30.

Além da exposição central que tem por tema as dez anteriores edições da Expo Clássicos, no ambito desta mostra serão assinaladas efemérides de marcas e modelos, e realizados passeios e concentrações de clubes de automóveis e motos antigos de diferentes pontos do país.

 

Lisboa

Para assinalar e agradecer uma década de OP (orçamento participativo) Lisboa a todos os cidadãos que têm contribuído para tornar Lisboa uma cidade melhor, decorre hoje, a partir das 9.30 horas, a Iniciativa OP Lisboa nos Trilhos de Monsanto.Os cidadãos são convidados a participar nas seguintes atividades:• Treino de Corrida com diferentes níveis (Iniciação/Intermédio e Avançado) pelos Trilhos de Monsanto apoiados por guias (Associação Portugal Running e Tartarugas Solidárias).• Caminhada pela Biodiversidade - 5km (Espaço Monsanto) (máximo 25 participantes) .• Passeio pedestre pelo parque Florestal de Monsanto com identificação de plantas comestíveis (ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental) (máximo 25 participantes)

 

Oeiras

Último dia para visitar 7ª Feira de Miniaturas e Casinhas de Bonecas, patente no Palácio do Egipto, em Oeiras,

Quem se lembraria de trazer a Arca de Noé com todos os seus animais para uma sala de Exposição? Ou as casas típicas da Costa Nova? Pois é... se vive no concelho de Oeiras ou nas cercanias, ainda pode ver tudo isto... não perca tempo!

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!