Notícias de cá... 8 maio 2018

Por: A.F.

O cientista e investigador Rodrigo Martins (casado com Elvira Fortunato, outra cientista nacional de renome), um dos inventores do papel eletrónico, foi empossado como presidente da Academia Europeia de Ciências, tornando-se assim o primeiro português a assumir o cargo.

 

 

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa registou 52.583 passageiros no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma subida para o dobro em termos homólogos.

 

 

Os pilotos da TAP vão ter um aumento de salários de 15% ao longo dos próximos cinco anos. A este valor, segundo foi acordado entre o sindicato e a administração da transportadora, acresce ainda a taxa de inflação. Os aumentos são faseados, começando com 5% em 2018.

 

 

A deslocação de Barack Obama ao Porto para participar no dia 6 de Julho, na “Climate Change Leadership” envolve um gasto total de €1 milhão dos quais perto de €500 mil corresponderão aos honorários cobrados pelo ex-Presidente dos EUA.

Dada a quantidade de estruturas envolvidas e o complexo e delicado processo negocial inerente à presença de Obama, a operação estava a ser preparada há vários meses no mais absoluto segredo. Os organizadores temiam que, caso fosse filtrada alguma informação fora do tempo considerado certo, havia o risco de se desmoronar toda a rede criada para viabilizar o projeto. Os detalhes sobre a cimeira na qual participam também Mohan Munasinghe, físico, académico e economista do Sri Lanka, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2007, Irina Bokova, ex-diretora-geral da UNESCO, e Juan Verde, presidente da Advanced Leadership Foundation, serão divulgados durante uma conferência de imprensa marcada para 7 de Maio no Porto.

Sabe-se já, porém, que Obama ficará na cidade apenas algumas horas e que não dará entrevistas. Os convites para aceder ao Coliseu serão limitados e exclusivos dos parceiros que fazem parte da iniciativa.

 

 

 

... e ainda:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amadora

 

 

As Lagartixas da Minha Avó é o título do mais recente livro de literatura infantil escrito por Nazaré Lobato e que será apresentado no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, hoje, dia 8 de maio, pelas 14.30 h. Esta história da avó Esperança que tem medo de lagartixas foi publicada pela Chiado Editora em outubro de 2017, conta com as ilustrações de Zeka Cintra e é dirigida a crianças entre os 7 e os 10 anos de idade. Entrada livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa

 


A Imprensa Nacional apresenta o segundo volume da Série Ph., dedicada a Paulo Nozolino, figura central da fotografia contemporânea. O lançamento será rsta tarde, às 18h, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa.

Nasceu em Lisboa, estudou em Londres e mudou-se para Paris na década de 80: foi a viajar que Paulo Nozolino descobriu a sua vocação enquanto fotógrafo. De olhar atento, interpreta o universo que o rodeia de forma crua e frontal, explorando temas como a morte, a crueldade e a violência através de uma leitura a preto e branco.

Paulo Nozolino tem sido alvo de inúmeras menções e prémios, destacando-se o Grande Prémio Nacional de Fotografia (2006); o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2013) e Villa Médicis (1994), em França.

 

 

 

 

 

 

 

 

TEATRO DA GARAGEM estreia OLO - um solo sobre um solo, do Teatro de Ferro, no âmbito do FIMFA Lx'18 [Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, hoje, às 21.30 h, no Teatro Taborda, em Lisboa. 

Esta peça é também apresentada amanhã, no mesmo espaço e à mesma hora.

 

 

 

 

 

 

 

 

Marinha Grande

 

 

A Galeria Municipal da Marinha Grande recebe uma exposição coletiva de pintura, de 8 de maio a 10 de junho. A entrada é livre.A mostra apresenta trabalhos dos seguintes artistas:
Acácio Fialho; Clara Dias; Graciete Lourenço; Helena Leão; Lurdes; Madalena Vicente; Manuel Neto; Michel Finck; Rosinda Neto e Salomé Grazina.De segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

 

 

 

 

 

 

 

Palmela


No âmbito da 18.ª edição das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, a Câmara Municipal de Palmela e as Associações de Bombeiros do concelho promovem, nos dias 8, 10 e 22 de maio, três simulacros de sismo, a decorrer no Jardim de Infância de Lagoa do Calvo, na Escola Básica Alberto Valente, em Pinhal Novo, e na Escola Básica n.º 2 de Palmela, para testar os planos de segurança daqueles estabelecimentos de ensino.

Os exercícios, que envolvem a comunidade educativa e contam com a participação de todos os agentes da Proteção Civil, inserem-se no objetivo central de promoção de uma cultura de segurança.

Hoje, às 10.30 o exercício tem lugar no Jardim de Infância de Lagoa do Calvo.

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!