1º de Dezembro, de Caparide, comemorou 103º aniversário

CaparidensePor: José d’Encarnação

Foi mais um dia de ampla confraternização entre os sócios da vetusta colectividade cascalense.

Houve, às 8 horas, o tradicional içar da bandeira e, de tarde, após o almoço de confraternização, a sessão solene, em que estiveram presentes o Dr. Fernando Ferreira Marques (em representação do Presidente da Câmara), e a Professora Maria Fernanda Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana. Também o Presidente do Grupo Desportivo e Dramático 1º de Maio de Tires se quis associar à festa, realçando os laços existentes entre ambas as colectividades.

No seu discurso, Carlos Pinto Pedro, o presidente da Troupe União 1º de Dezembro Caparidense – que assim se chama a ‘sociedade’ – fez questão em assinalar alguns dos momentos mais relevantes da história da Troupe, como foi o caso de ter sido visitada pelo 1º Presidente da República, o Dr. Manuel de Arriaga, e o facto de, no centenário, ter sido apresentada em livro a história da colectividade.

Deu conta de que actualmente cerca de 45 crianças estão inscritas nas actividades de Teatro, Hip Hop, Karaté e Futsal, para além de haver uma classe de ginástica (Cross Training) com cerca de 18 adultos.

«As condições não são as melhores», sublinhou, pois o ringue é a descoberto e fica escorregadio quando chove. Não há vestiários nem chuveiros adequados para quem pratica o karaté e o Cross Training no salão do 1º piso. Temos um projecto elaborado pelo nosso associado Sr. Tiago Lopes, que contamos entregar brevemente à Câmara Municipal de Cascais, para a sua eventual execução». Salientou a colaboração que tem recebido da Câmara e, de modo especial, agradeceu «o apoio financeiro que a Junta vem dando para o futsal do nosso Núcleo Juvenil e também pelas visitas a todos os eventos que a Troupe programou no corrente ano, dando sempre uma palavra de apreço e incentivo às nossas iniciativas».

Esse Núcleo Juvenil, observe-se, funciona em parceria com a Associação de Pais da EB de Caparide, cuja colaboração foi sublinhada com agrado e reconhecimento.

No decorrer da sessão solene, foram galardoados os seguintes sócios:

‒Maria Manuela Ricardo Raimundo, sócia nº 22, admitida em 01.01.1964, pelos 52 anos de associada.

‒ Maria Benedita Gomes, sócia nº 24, admitida em 01.08.1966, pelos 50 anos de associada.

‒ António Baptista dos Santos como sócio nº 1 da Troupe, admitido em 07.02.1945.

‒ Manuel Gonçalves Robalo, sócio nº 80, admitido em 08.06.1983, pela sua dedicação e serviços prestados à Troupe onde exerceu cargos nos Órgãos Sociais.

‒ José Alves da Silva, a título póstumo, pela sua dedicação à Troupe na qual exerceu funções nos Órgãos Sociais em 1974 e pela sua exemplar solidariedade para com o povo de Caparide.

Após exibições de hip hop e teatro pelo Núcleo Juvenil, o Grupo Sénior deu um ar da sua graça teatral e… cantaram-se os parabéns, na partilha do bolo de aniversário!

 

 

cyberjornal, 11 Dezembro 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!