500 anos do Foral de Aveiro

AveiroSJoana15A 4 de Agosto do corrente ano de 2015 completam-se quinhentos anos sobre a outorga do foral concedido por D. Manuel a Aveiro. Nessa mesma data, a Câmara Municipal de Aveiro vai assinalar a efeméride com uma sessão solene e diversas outras iniciativas que decorrerão no Museu de Aveiro e terão início pelas 21  horas.

Atendendo à importância histórica de tal facto a Câmara Municipal preparou um programa de comemorações que consistirá no seguinte:

Às 21 h  terá lugar a Sessão solene comemorativa dos 500 anos do Foral de Aveiro com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal e a apresentação da obra “O Foral de D. Manuel a Aveiro: uma memória de 500 anos” por Maria Helena da Cruz Coelho e Saul António Gomes, da Universidade de Coimbra, na qualidade de autores.

Pelas 22 h. será feita a recriação do acto de entrega do Foral a Aveiro, pelo grupo VIVARTE. As actividades seguem depois na área exterior do Museu com o espectáculo de encerramento com manipulação de fogo pelo grupo VIVARTE.

A Carta de Foral, ou simplesmente Foral, era um documento real utilizado em Portugal, que estabelecia um Concelho e regulava a sua administração, deveres e privilégios.

De destacar que a palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém da latina "fórum".

CMA/cyberjornal, 2 Agosto 2015

 

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!