Aniversário da chegada do Gil Eannes a Viana do Castelo

GileanesnavioNo sábado, dia 3 de fevereiro, decorre em Viana do Castelo uma cerimónia comemorativa do 20º Aniversário da chegada do navio-hospital Gil Eannes àquela cidade, que ocorreu no dia 31 de janeiro de 2018.

A sessão contará com as presenças da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do Presidente da Fundação Gil Eannes, José Maria Costa, entre outros ilustres convidados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Gil Eanes à chegada a Viana do Castelo)

Gil Eannes chegada a Viana do CasteloDepois de um enorme esforço da sociedade civil, o navio-hospital Gil Eannes foi salvo de um previsível desmantelamento por um sucateiro em finais da década de 90 do século xx.

Com a criação da Fundação Gil Eannes, o navio que entretanto se tornou num dos museus mais visitados em Portugal, vai comemorar o seu 20º Aniversário, data em que chegou à cidade que o viu nascer e renascer, Viana do Castelo.

O programa das festividades será o seguinte:

16h – Sessão solene comemorativa e apresentação do livro “Os navios da pesca à linha” escrito pelo canadiano Jean Pierre Andrieux. Uma obra obrigatória na leitura de quem aprecia a temática marítima e a odisseia dos portugueses pelos mares da Terra Nova e Gronelândia, com fotos inéditas da “Faina Maior”, levada a cabo pela frota branca portuguesa – Sala José Hermano Saraiva;

Abertura das Exposições

- “ St. Jonh’s – Regaço de Navios e Pescadores” – Sala José Hermano Saraiva;

- “Navios construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau”. Venham conhecer os vinte cinco grandes navios que foram construídos em Viana do Castelo especificamente para a pesca do bacalhau – Sala de Exposições temporária;

- “Uma Viagem no Tempo – Navios, Equipamentos, Instrumentos e Palamenta”. Uma mostra inovadora com peças originais e únicas, do colecionador Manuel Mário Bola e da Fundação Gil Eannes. Lançamento do catálogo da exposição com a descrição pormenorizada de cada peça exposta da autoria do capitão João David Marques– Enfermaria de EB;

- Abertura de novos espaços museológicos - Enfermaria com Altar; Gabinete do Enfermeiro de Vela e 3 camarotes dos enfermeiros.

 

 

 

 

Fundação Gil Eannes/cyberjornal, 29 Janeiro 2019

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!