Antiguidades e Velharias em Constância

ConstanciaVelharias15À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, no próximo dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Praça Alexandre Herculano em Constância e a Avenida das Forças Armadas, recebem uma grandiosa Feira de Antiguidades e Velharias.

Contando com a participação de algumas dezenas de expositores oriundos de todo o país, a mostra pretende reunir objetos, peças e artefactos de valor artístico ou utilitário, numa grande montra que é o Centro Histórico de Constância.

A Feira de Antiguidades e Velharias integra as XX Pomonas Camonianas, um evento que vai decorrer em Constância, nos próximos dias 9 e 10 de Junho.

Tendo na sua essência a realização de um mercado quinhentista, com uma exposição-venda dos frutos e das flores referidos por Camões na sua obra, o programa das XX Pomonas Camonianas, além da Feira de Antiguidades e Velharias engloba teatro de rua, animação d’ época, o III Festival Hípico de Constância, uma prova de orientação noturna, atividades pedagógicas, a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões, várias exposições e uma taberna quinhentista.

Recorde-se que Constância tem com Camões uma forte relação de afecto, transmitida ao longo das gerações por uma antiga e arreigada tradição que assevera que o Épico aqui viveu.

As comemorações do Dia de Camões em Constância adquiriram nova dimensão e um maior dinamismo com a realização, nos últimos 20 anos, das Pomonas Camonianas, uma atividade pedagógico-cultural que evoca a época em que o Épico viveu e por aqui passou, envolvendo toda a comunidade educativa, muito especialmente as crianças e os jovens do concelho.

 

 

CMC/cyberjornal, 4 Junho 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!