b→AND: as bicicletas públicas de Anadia

bicicletaEstá já disponível a página eletrónica do serviço de bicicletas públicas b→AND, destinada à divulgação das respetivas regras de utilização, estações, horários e trajectos cicláveis. O acesso é feito a partir do website do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt).

 

 

 

 

 

 O serviço b→AND consiste na disponibilização de bicicletas públicas a partir de parqueamentos situados em pontos estratégicos da rede de ciclovias de Anadia: em Anadia (na Praça da Juventude e nas Piscinas Municipais), na Curia (na Estação da Curia / sede da Rota da Bairrada e no Curia Tecnoparque), e em Sangalhos (no Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Municipal). A sua gestão integrada assenta numa plataforma digital ligada à respetiva página eletrónica.

Para requisitar gratuitamente uma bicicleta, basta dirigir-se a uma das cinco estações e mostrar um documento de identificação (Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Passaporte, etc), podendo depois entregá-la em qualquer uma das estações, sem obrigatoriedade de a devolver no mesmo sítio onde a levantou. As bicicletas podem circular nas ciclovias do concelho de Anadia, bem como nas vias de trânsito habituais.

Pertencendo a uma região com grande historial de deslocações em duas rodas, a Câmara Municipal de Anadia criou o serviço de bicicletas públicas com o objetivo de fomentar o uso deste veículo na realização de deslocações urbanas, reduzindo progressivamente a circulação automóvel nos centros urbanos. O b→AND tem enquadramento no Projeto “AND – Mobilidade em Bicicleta no Município de Anadia”, que prevê a criação de um conjunto de infraestruturas destinadas a facilitar a circulação de bicicletas, contemplando uma rede de ciclovias que ligará, numa primeira fase, o CAR de Anadia (Velódromo de Sangalhos) à sede do concelho, e, numa segunda fase, Anadia à Curia. Esta rede será inicialmente servida pelas cinco estações de parqueamento de bicicletas públicas b→AND.

Está disponível, desde 2012, a Ciclovia de Curia, com uma extensão de 2360m. Esta infraestrutura localiza-se no centro urbano da Curia, circundando o parque da estância termal: percorre toda a avenida dos Plátanos e, chegando ao Largo Dr. Luís Navega, prossegue pela Rua das Tílias, pela Rua dos Plátanos, Rua dos Ulmeiros, cursando as Novas Avenidas da Curia para, de novo, se encontrar no Largo Dr. Luís Navega. Todo o percurso se caracteriza por ter um declive muito suave e a sua envolvente é natural e relaxante. É possível desfrutar de um agradável passeio junto ao lago, passando também pela Estação da Curia (que alberga a sede da Rota da Bairrada), pelo Posto de Turismo, pelo Palace Hotel da Curia (imóvel de interesse público) e ainda espreitar o aprazível campo de golf. Esta ciclovia pode ser usada tanto por peões e ciclistas como por pessoas que se desloquem de patins, trotineta ou skate. A ciclovia encontra-se assinalada com cor vermelha sobre o pavimento betuminoso, com acabamento em slurry seal.

 

 

 

CMA/cyberjornal, 4 Fevereiro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!