Campeonatos Nacionais Escolares em Aveiro

AveiroCampeonatosescolares16

 

 

 

A Cidade de Aveiro será, este ano, o palco principal dos Campeonatos Nacionais Escolares 2016, no escalão de juvenis, que se realizam de 19 a 22 de maio. Estarão em competição mais de 2500 alunos participantes, num total de 17 modalidades e dois Projetos Complementares, e 600 alunos voluntários que colaboram na organização do evento.

As competições decorrem em 23 locais diferentes, divididos pelas cidades de Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos. Trata-se de uma organização conjunta, liderada pelo Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação (Coordenação Nacional do Desporto Escolar), Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços Regional do Centro), em parceria com as Câmaras Municipais de Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos. São também parceiros os Agrupamentos de Escola que acolhem os participantes de várias modalidades.

Associado a um intenso programa competitivo haverá, ainda, lugar para os participantes desfrutarem de um programa sociocultural preparado com muitas surpresas, que se inicia com a Cerimónia de Abertura, no dia 19 no Cais da Fonte Nova, a partir das 21.30. Pouco antes das 23 h  terá lugar um espetáculo pirotécnico. O encerramento dos Campeonatos está marcado para o dia 22 de maio tendo dois momentos altos: a entrega de prémios, às 12 h, seguido de um almoço, também no Cais da Fonte Nova, onde foi montado um palco sobre a Ria de Aveiro.

A sessão de abertura acontecerá  quinta-feira, pelas 21.30, no Cais da Fonte Nova.

 Condicionamentos de Trânsito

Considerando a realização dos “Campeonatos Nacionais Escolares 2016” em Aveiro de 19 a 22 de maio de 2016, decorrerão alguns condicionamentos de trânsito na cidade que melhor se identificam de seguida:

» Durante a preparação, montagem e realização do evento serão implementados alguns condicionantes ao estacionamento na envolvente ao Cais da Fonte Nova;

» Entre as 19  horas do dia 18 de maio e as 24 horas de 19 de maio será cortada a circulação automóvel no arruamento em frente ao Centro de Congressos de Aveiro (Rua Cais da Fonte Nova), Rua José Afonso e Rua Carlos Silva Melo Guimarães. Também no dia 22 de maio, entre as  6 h e as 17 h será implementado o corte anteriormente referido;

» No dia 22 de maio terá lugar o passeio de BTT “Tour Aveiro” entre as 10 h  e 12 h , por toda a Cidade de Aveiro que obrigará à implementação de condicionamentos de trânsito no conjunto de arruamentos abaixo identificados.

Arruamentos com condicionamentos de trânsito no dia 22 de maio:

Avenida 25 Abril, Avenida Santa Joana, Avenida Araújo e Silva, Ponte da UA, Associação Académica UA Rua de Castro, Rua da Pega, Rua dos Santos Mártires, Rua Magalhães Serrão, Rua 16 de Maio, Jardim Alboi, Rua Clube dos Galitos Paralela N235, Ecomuseu Marinha Troncalhada, Rua Dr. Bernardino Machado, Lado A25 paralelo Cais S. Roque Ponte do Laço, Rua do Lavadoiro, Largo do Rossio, Travessa do Rossio, Mercado do Peixe, Rua Eng. Clemente de Morais, Praça 14 Julho, Rua Domingos Carrancho, Rua João Mendonça, Pontes, Rua Viana do Castelo, Avenida Lourenço Peixinho, Rua Eng. Silvério Pereira da Silva, Mercado Manuel Firmino, Praça do Mercado, Cais do Cojo, Fórum, Rua Homem Cristo, Rua Carlos Aleluia, frente à Fábrica Campos, Rua Carlos Silva M. Guimarães, Avenida Central, Rua Eng. Amaro da Costa, Avenida 25 Abril, Avenida do Oita, Praceta João Sarabando, Avenida Araújo e Silva, Parque da cidade, Clube de Ténis de Aveiro, Avenida Artur Ravara, Avenida 5 de Outubro e Rua Passos Manuel.

 

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus em Aveiro

Assinalando a Noite Europeia dos Museus terá lugar no dia 21 de maio entre as 20.30 e as 24 horas a ação “Museus notívagos”. Assim, os museus (Museu de Aveiro | Santa Joana; Museu da Cidade e Museu Arte Nova) estarão de portas abertas para visitas livres até às 24.00 horas.

Em jeito de prelúdio da noite, o Museu Arte Nova recebe, pelas 18 h, a Classe de guitarra do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Entre as 21  e as 23.30 horas, no Museu de Aveiro | Santa Joana decorrem apontamentos musicais pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e Ensemble de Música de Aveiro com interpretação de obras de Bach, Handel e Puccini.

Haverá também uma performance criativa na fachada do Museu de Aveiro “Fragments of Emotions” de Frederico Dinis pelas 21  horas.

A Câmara Municipal de Aveiro irá ainda assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com a temática “Museus e paisagens culturais” que incluirá também os momentos de visita à exposição “Santa Joana, devoção e festa”.

“De recolhimento a Real Convento, Salvaguarda do Património” é a atividade para o dia 18 no Museu de Aveiro | Museu Santa Joana. A manhã fica reservada para os alunos do 7.º e 12.º anos e a tarde para o público em geral. Trata-se de uma visita guiada que compreende dois momentos distintos. O primeiro tem lugar no auditório e irá explorar a evolução arquitetónica do edifício conventual desde a sua génese à sua aparência atual. O segundo a visita passa a explorar a questão do património móvel associado ao edifício, através da exploração do tema das coleções e da sua conservação.

Para os mais novos, a Câmara Municipal propõe a iniciativa “Tesourinho Escondido – Memórias de Mezinhas e Ungentos” no Museu de Aveiro | Museu Santa Joana no dia 18 com sessões marcadas durante o dia. Consiste numa visita que partindo do armário da farmácia explora a memória conventual, dá destaque à importância da preservação dos testemunhos materiais e imateriais (conhecimentos de farmacopeia, receitas de mezinhas, entre outros) associados à atividade da botica. O armário e os objetos cerâmicos são abordados como testemunhos materiais que nos contam histórias e nos passam tradições sobre as mezinhas e unguentos usados no passado.

No dia 18 de maio pelas 15 horas terá lugar a visita ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada onde serão abordadas a exploração da temática do sal em Aveiro e a paisagem natural única que lhe está associada.

cyberjornal, 17 maio 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!