Cascais homenageou Camões

Cascais10junho2018(Sugestiva Coroa da Freguesia de São Domingos de Rana)

 

Por: J. d’E.

 

De acordo com uma tradição que vem desde 1980, a Sociedade Propaganda de Cascais promoveu, no dia 10, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesa, a deposição de uma coroa de flores aos pés da estátua do épico no largo da vila que tem o seu nome.

 

 

 (As bandeiras das instituições presentes no acto)

Cascais10junho018Antes, porém, a partir das 10.30 horas, houve – ao som do hino nacional, cantado por um grupo de crianças acompanhado por uma pequena banda e pela posição de saudação das bandeiras das instituições que se associaram a este acto – a solene cerimónia do içar de bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, forma que a Câmara Municipal escolheu (e bem!) para se associar à homenagem. O presidente da Câmara içou a bandeira do concelho, o presidente da Assembleia Municipal a bandeira de Portugal e o comandante dos bombeiros de Alcabideche a bandeira da União Europeia.

Os participantes seguiram depois para o Largo Camões, onde, após o toque habitual de cerimónia, o presidente da Sociedade Propaganda de Cascais depôs, com uma vénia, a coroa de flores, seguido por igual gesto da parte do comandante do porto de Cascais, da presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, do representante da Sociedade Musical de Cascais, do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche e, por fim, do presidente da edilidade.

(Momento do Hino Nacional)

Cascais10junho18Muitos transeuntes presenciaram em silêncio a emotiva cerimónia, tendo havido oportunidade de explicar o seu significado aos estrangeiros que pararam e registaram fotograficamente o que se estava a passar.

Foi um acto simbólico, não há dúvida, mas que manifesta o sentir dos cascalenses neste dia em que se celebra a comunidade portuguesa.

 

 

 

 

 

cyberjornal, 11 Junho 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!