Dia dos Idosos em Castelo de Vide e outras localidades

CVide2012PTcyber1
 
Hoje, 1 de Outubro, assinala-se também por todo o mundo o Dia do Idoso. Em Castelo de Vide, como é habitual, a data não é inaugurada. Assim, decorre hoje um almoço-convívio pelas 13 horas, no Salão dos Bombeiros. O almoço é destinado a recenseados do concelho com mais de 65 anos.
 
 
 
 
 
 
 
Para além do almoço, os séniores castelovidenses vão usufruir ainda de animação musical a cargo do grupo Arcílio & Companhia. Para os habitantes de Póvoa e Meadas, a Câmara Municipal de Castelo de Vide disponibiliza o autocarro, às 12.30 h, no jardim da aldeia.
.

 Recorda-se que o Dia Internacional do Idoso, comemorado a 1 de Outubro, foi instituído no calendário em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

 

Fonte: site NCV

 

 

 

Oeiras


11H00 – 16H00 | Jardim Municipal de Oeiras

 

 

Também Oeiras assinala o Dia Internacional do Idoso e, integrado no programa municipal “Encontros de Outubro”, terá lugar o “Festival de Saberes e Sabores Tradicionais de Portugal – Tric Nic”, entre as 11H00 às 17H00, no Jardim Municipal de Oeiras. Este evento ficará marcado pelo encerramento da Campanha “Tricota esta ideia! - Uma manta pelos direitos dos idosos”, do Projeto Juntos por Mais, que simboliza a preocupação com a necessária salvaguarda dos direitos das pessoais idosas. Recorde-se que o lançamento desta campanha, à qual o Município de Oeiras se associou desde o seu arranque, foi precisamente um ano antes (no dia 1 de outubro de 2014), no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

A par da exposição da manta gigante, com 500 metros de comprimento e mais de uma tonelada, elaborada por idosos de todo o país, ao longo do dia haverá animação. Do programa, destaque para: às 14H00, a intervenção das entidades participantes, onde se inclui a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas; às 14.45, a actuação de Ricardo Carriço, com três temas do seu projeto musical “O Meu Mundo”, o qual regressará às 16.10 para cantar com todos os presentes o hino desta campanha, que é o tema "Sou do Mar"; e, às 15h45, terá lugar o momento em que à manta exposta será unido o contributo do Município de Matosinhos, com mais 1674 quadrados, um momento que decorrerá ao som do grupo de bombos Bombrando.

No Festival de Saberes e Sabores Tradicionais de Portugal – Tric Nic” já estão confirmadas as presenças de centenas de idosos de todo o país que tricotaram retalhos, de nove dos municípios que aderiram à campanha e de 30 instituições.

Refira-se que, depois do lançamento da campanha em Oeiras (no dia 1 de outubro de 2014) foram mais de 12.000 quadrados que chegaram à Juntos Por Mais e que uniram idosos e instituições de Portugal e até de comunidades portuguesas no estrangeiro. Desde Maio de 2014, de Norte a Sul, da Madeira e dos Açores, do Luxemburgo, da Dinamarca e do Canadá chegaram quadrados coloridos para contribuir para esta causa.

Alguns números:

·         + de 12.000 quadrados em tricot (ainda se aguarda por mais) provenientes de mais de 300 instituições de todo o País e até de comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo;

·         Manta com 500 metros de comprimento e mais de uma tonelada;

·         1350 idosos inscritos;

·         30 instituições diferentes e  9 Municípios confirmados para o Tric Nic (Oeiras, Amadora, Tábua, Cadaval, Benavente, Matosinhos, Torres Novas, Entroncamento e Monchique)

 

 

 

 Palmela

 

“Outubro Maior” - Mês das Pessoas Idosas sensibiliza para importância do envelhecimento activo

 

A Câmara Municipal de Palmela, em parceria com as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho na área das pessoas idosas e agentes económicos locais, promove, ao longo do mês, a iniciativa “Outubro Maior”. Assinalar o Dia Internacional das Pessoas Idosas e sensibilizar para a promoção do envelhecimento ativo e para a importância do papel destas gerações na sociedade são os objetivos centrais do Mês das Pessoas Idosas 2015.

O programa comemorativo, que decorre em todas as freguesias, constitui um convite à cidadania ativa da população 55+, partilha de experiências e saberes, valorizando a igualdade de oportunidades, a educação ao longo da vida e a solidariedade intergeracional, e integra um vasto conjunto de atividades, com destaque para a sessão de apresentação do Cartão Municipal Idade Maior, no dia 1, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, e para a Feira Sénior do Município de Palmela, nos dias 13 e 14, no mesmo local.

Aulas abertas de dança, ginástica, yoga e natação, a apresentação do filme “Somos Atores da Nossa Vida”e sessões de sensibilização e informação sobre acidentes domésticos são mais algumas iniciativas que compõem o Outubro Maior.

Mais informações e inscrições através do telf. 212336606 e do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Câmara apresenta Cartão Municipal Idade Maior

No dia 1 de outubro, às 10h00, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, a Câmara de Palmela apresenta o Cartão Municipal Idade Maior, iniciativa inserida na programação Outubro Maior 2015, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas.

Na apresentação do projeto pelo Presidente da Câmara, Álvaro Balseiro Amaro, haverá oportunidade para conhecer as principais vantagens deste novo cartão e para fazer o pedido de adesão. A iniciativa integra, também, um momento de dança pelo 50+ Programa de Exercício e a pintura de um mural para celebrar a experiência, as memórias, aprendizagens contínuas e os novos projetos na Idade Maior, através da Arte.

Programa:

10h00 | Dança no Mercado

Org: 50+ - Programa de Exercício | Palmela Desporto, E. M.

10h30 | Pintura de mural | Celebrar a experiência, os saberes, as memórias, as aprendizagens contínuas e os novos projetos na Idade Maior, através da Arte

10h30 | Apresentação do Cartão Municipal Idade Maior

Cidadania Ativa da população 60+ | Responsabilidade social: comércio e agentes económicos sociais

Álvaro Balseiro Amaro | Presidente da Câmara Municipal de Palmela

Moscatel de Honra

Espaços Informativos e de atendimento – Cartão Municipal Idade Maior

 

 

 

 

cyberjornal, 1 Outubro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!