Convívio medieval em São Domingos de Rana

SDRmedieval16

 

 

Formosas damas e garbosos cavalheiros, primorosamente ataviados, reuniram-se no fim da tarde de ontem na Sociedade Recreativa 1º de Maio, em Tires, onde decorreu um agradável convívio medieval que marcou o início das comemorações dos 646 anos da Freguesia de São Domingos de Rana no termo de Cascais.

 

 

 

 

 

 

A festa teve início com uma graciosa exibição de Danças Medievais pelas alunas da Academia de Ballet da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche - Michele Destreez Morgado.

Aplaudidas entusiasticamente pela nobre assistência, foi a vez do Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires apresentar a peça “O Pássaro Azul”, igualmente aplaudida e, a encerrar o deleitoso momento, foi a vez do Grupo Pé de Dança  encantar todos com as suas Danças Medievais.

E, após tão auspiciosas boas-vindas, nada mais apropriado num dia de festa, que distinguir os fregueses e entidades que se destacaram nas mais diversas áreas, contribuindo para dignificar o bom-nome da freguesia.

Homens, mulheres e entidades merecedores de preito, pela sua dedicação à causa pública e a São Domingos de Rana foram chamados ao palco onde o executivo da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana lhes fez entrega das medalhas de mérito da Freguesia.

Os contemplados foram:

Centro Comunitário de Tires: Constantino Teodoro (União Recreativa e Desportiva de Tires); Domingos Antunes (Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde); João Luís Ribeiro (secção de futebol no Grupo de Instrução Musical e Desportivo da Abóboda); José Madaleno (Clube Desportivo do Arneiro); Nádia Henrique (ciclista formada na escola do Grupo Recreativo Matos-Cheirinhos)

Quanto aos galardões da Freguesia de S. Domingos de Rana, a autarquia  distinguiu:

Com o galardão do Empreendedorismo: 

Progelcone, empresa com sede na Abóboda que é líder no fornecimento de produtos alimentares e consumíveis para geladaria, pastelaria, cafetaria e restauração, assim como no fornecimento de utensílios e quipamentos para a indústria de foodservice;

Com o galardão da Cultura: 

João Aguardela (a título póstumo), uma referência no panorama musical português, que nos deixou em 2009. O seu nome ficará para sempre associado ao hino “Vida de Marinheiro”, tema dos Sitiados, banda que fundou em 1987 e que o catapultou para o sucesso nos anos 90.

Com o galardão da Solidariedade: 

CESPA  Centro Social da Paróquia de N. ª S.ª da Conceição de Abóboda

Com o galardão do Associativismo:

 Jerónimo Sabido, ex-presidente do Grupo Recreativo Matos Cheirinhos, em reconhecimento pela sua dedicação de muitos anos à causa associativa.

Com o galardão da Educação: 

Maria Otília Pedro (a título póstumo), professora durante 35 anos na Escola EB1 de S. Domingos de Rana.  

Com o galardão da Mérito e Dedicação:

Equipa da Escola Fixa de Trânsito de S. Domingos de Rana, Luiza Brito, Margarida Ramires e Ricardo Mendes, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no seio da autarquia.

Com o galardão de Serviços Distintos: José Moreira (a título póstumo), bombeiro da Corporação de Carcavelos - S. Domingos de Rana, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e pelo empenho na proteção e socorro à população da freguesia. Partiu na sequência do trágico acidente que ocorreu em agosto passado na Conceição da Abóboda, quando seguia num autotanque em marcha de urgência para participar no combate a um incêndio.  

.

Com o galardão de Serviços Distintos

 

- Manuel do Carmo Mendes, que exerceu as funções de presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana entre 1994 e 2013, em reconhecimento pela sua dedicação à autarquia ao longo de mais de duas décadas.

 

Após a entrega, a cerimónia prosseguiu com as boas vindas da Presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, Maria Fernanda Gonçalves. E a festa encerrrou com o repasto, onde não faltou o porco no espeto e outros muitos manjares que os convivas puderam degustar e ajudaram a esquecer a noite ventosa e pouco agradável.

 

 

 

 

 

cyberjornal, 8 abril 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!