EDP - rede subterrânea cresce em Cascais

CascaisEDPobra

A EDP Distribuição, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e no âmbito do estipulado no respetivo contrato de concessão, está a proceder à remodelação das redes de Média Tensão, Baixa Tensão e Iluminação Pública, com substituição de colunas e luminárias existentes na Estrada de ligação Caparide – Tires, em São Domingos de Rana (Cascais).

 

 

 

 

A remodelação consiste na passagem de rede aérea para rede subterrânea e, após a conclusão da obra, a zona ficará na sua totalidade com rede subterrânea. Recorde-se, a este propósito, que o vereador municipal Nuno Piteira Lopes formulou recentemente a intenção do executivo camarário de, no prazo de dez anos, não haver cabos aéreos em Cascais.

A EDP Distribuição está a investir mais de 125 mil euros para acompanhar neste plano o município de Cascais. Um plano que traz óbvias vantagens quer ao nível estético quer ao da qualidade de serviço, já que a fiabilidade e segurança da rede subterrânea são superiores às da rede aérea. As melhorias serão sentidas também ao nível de qualidade de serviço comercial, uma vez que serão colocadas caixas de contagem, visíveis do exterior, em todas as habitações cujos proprietários assim o autorizem, suprimindo-se o incómodo das leituras de consumos no interior das habitações.

A obra (em que a Câmara tem a responsabilidade de proceder à abertura e tapamento de valas, reposição de pavimentos e contactos com os proprietário) envolve a colocação de aproximadamente 4 quilómetros de cabos subterrâneos de Baixa Tensão; mais de 90 Colunas/Luminárias; mais de 2 quilómetros de cabo subterrâneo de Iluminação Pública; 20 Armários de Distribuição e aproximadamente 100 metros de rede subterrânea de Média de Tensão.

A EDP Distribuição irá proceder ainda à aplicação, integrada num projeto-piloto que reflete as preocupações ambientais e de sustentabilidade da empresa, de 32 novas caixas de derivação, com resina reacessível, num contexto de melhoria contínua da rede de distribuição.

 

 


EDP/cyberjornal, 12 Abril 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!