Empossados corpos sociais da Misericórdia de Cascais
- Detalhes
- Publicado em 14-01-2016
"Servir", é o lema que norteia a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Isabel Miguens de Almeida Bouças. A afirmação foi proferida durante a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da instituição, que decorreu no passado dia 12, na Igreja da Misericórdia, em Cascais.
Recorda-se que a eleição que reconduziu Isabel Miguens à direcção da instituição para o quadriénio de 2016 a 2019, teve lugar no passado dia 16 de Dezembro.
O acto de posse dos dirigentes eleitos foi aberto ao público que encheu o bonito espaço de culto cascalense e decorreu segundo o ritual tradicional nesta instituição fundada em 1551.
A ocasião aproveitada ainda para apresentar o programa que se pretende levar a cabo e, também, para se dar conta do panorama social do concelho, reflectido nas obras que a Santa Casa tem a seu cargo, nomeadamente creches, jardins de infância, lares da terceira idade, centros de dia, e actividades como ATL (para jovens), assistência domiciliária e distribuição de refeições. Registe-se, de modo particular, o relevante e pioneiro papel que a Misericórdia vem desempenhando na integração social de pessoas cativas de várias dependências, designadamente através da Fundação para o Estudo, Prevenção e Tratamento da Toxicodependência; não esquecendo o trabalho que está a ser desenvolvido no Centro Social do Pisão, que alberga utentes com as mais variadas carências psíquicas.
Salientou-se, de novo, que a experiência da Santa Casa continuará a dar o seu contributo na atenuação das assimetrias que um concelho como o de Cascais naturalmente evidencia.
No evento estiveram presentes o Presidente da autarquia e membros do seu Executivo, o Presidente da União das Misericórdias, e o Presidente da União das Freguesias Cascais-Estoril, assim como representantes de entidades com que a Misericórdia habitualmente tem estreita colaboração.
Os membros dos corpos sociais empossados são:
Assembleia Geral:
Presidente – José Manuel dos Santos Encarnação
Vice-Presidente – Fernando Adão Fonseca
Secretário – Alberto Maia e Costa
Mesa Administrativa
Provedora – Isabel Caetanito Miguens de Almeida Bouças
Adelino Borges Martins de Albuquerque
José Luís Lopes Baptista
José Manuel Martins
José Luís Silva Pimentel de Carvalho
Manuel Henrique Brigue Ferreira de Andrade
Pedro Francisco Vivas Galvão Lucas
Carlos Manuel Rufino Ramos da Silva
Pedro Mota Soares (pela Irmandade do Santíssimo Sacramento)
Suplentes – Rui Alexandre Pires Diniz
Maria Manuela da Silva Filipe
Maria Alice Fragata Morais Gaivão Nogueira Ramos
Conselho Fiscal
Presidente – Alberto José dos Santos Ramalheira
Vice-Presidente – António Dias Sequeira
Secretário – Horácio de Almeida Bacelar de Brito
Suplentes – Eugénio Manuel Bilstein Menezes de Sequeira
Maria Estrela Graça Campinos Poças
Armando Acácio Gomes Leandro
(E)
cyberjornal, 14 Janeiro 2016