Estremoz faz parcerias para o PEDU

EstremozparceriaMunicípio de Estremoz reuniu hoje com as instituições locais, com o objectivo de estabelecer uma parceria no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Este plano surge na sequência de um Aviso/Convite da Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 para apresentação de candidaturas à elaboração dos PEDU previstos naquele Programa Operacional Regional, destinando-se apenas aos municípios que foram considerados centros urbanos estruturantes a nível regional, inserindo-se Estremoz nesta categoria.

No caso de Estremoz o plano incidirá sobre os centros históricos do concelho, para os quais foi definida uma Área de Reabilitação Urbana (ARU), ou seja, Estremoz, Evoramonte e Veiros.

O PEDU incluirá o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrado para as comunidades desfavorecidas, identificando os edifícios e espaços públicos que deverão ser alvo de intervenção em cada um dos núcleos urbanos, garantindo assim a sua elegibilidade para efeitos de uma eventual candidatura futura aos fundos comunitários. Apenas os imóveis e espaços públicos identificados neste plano poderão vir a ser candidatados no âmbito deste programa.

A delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana e a sua inclusão no PEDU permitirá ainda aos proprietários particulares (individuais e/ou empresas) poder vir a beneficiar de fundos comunitários para a reabilitação e conservação dos mesmos.

A reunião realizada hoje, dia 7 de agosto, pretendeu dar a conhecer os objetivos do plano e estabelecer parecerias com as forças vivas da cidade que possuem edifícios passíveis de reabilitação na área do centro histórico, permitindo assim que também elas possam vir a beneficiar de fundos comunitários para a realização de ações de recuperação do seu património. Anteriormente o Município já havia reunido também com as instituições locais de Evoramonte e Veiros, no sentido de identificar os projetos e ações a desenvolver nos centros históricos destas duas freguesias e a integrar no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz.

CME/cyberjornal, 9 Agosto 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!