Festa de Natal dos Escuteiros do Murtal
- Detalhes
- Publicado em 13-12-2015
Por: Pepita Tristão
Crianças e jovens escuteiros do Agrupamento de (CNE1240) juntaram-se a familiares e amigos para comemorarem o Natal, na noite do passado sábado. O convívio que se realizou no Salão Nobre do Centro Comunitário da Paroquia da Parede juntou umas centenas de pessoas que lotaram por completo o espaço. Um jantar tradicional foi coroado por dois momentos cénicos protagonizados por lobitos e escuteiros.
Os pequenos lobitos apresentaram uma adaptação de Mogli, o Livro da Selva. A história dramatizada por Mário Sérgio levou ao palco uma dezena de petizes, primorosamente caracterizados, que encantaram a assistência e foram premiados com muitos aplausos.
De seguida, o grupo de escuteiros apresentou uma perfomance alusiva ao Natal igualmente aplaudida com entusiasmo por todos os convidados, que foram ainda presenteados com a chamada ao palco da totalidade do grupo 1240, ocasião aproveitada para um “Parabéns a você”, dedicado a uma jovem aniversariante.
Recorda-se que o Agrupamento do Murtal tem 12 anos, tendo sido formado em 1999/2000, inserido no Corpo Nacional de Escutas - CNE - Escutismo Católico Português.
O CNE nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923, e é um movimento de voluntariado e auto-educação de rapazes e raparigas, com o apoio de adultos. Os escuteiros do CNE têm o objectivo de viver integralmente o Escutismo, como estilo de vida proposto por Baden-Powell, seu fundador, em fraternidade e de forma criativa, à luz de Jesus Cristo e do Evangelho. O CNE privilegia o contacto com a Natureza e promove o respeito do escuteiro por si próprio e pelos outros. A vida em pequenos grupos e o compromisso pessoal são elementos fundamentais do método escutista, que se desenvolve na acção, na responsabilidade de cada um e no serviço aos outros, começando em casa.
cyberjornal, 13 Dezembro 2015