Hoje fui à... Praia do Magoito

PraiaMagoito1cyPor: Mário Sérgio

 

 A Praia do Magoito está situada no concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, em Portugal. É uma praia rica em iodo, com uma grande extensão, que se encontra encostada à vizinha Praia da Aguda que fica a sul da praia do Magoito. A partir das suas areias, por entre as quais surgem numerosas rochas, é possível vislumbrar ao longe, a sul, o Cabo da Roca.

 

PraiaMagoitocyA praia do Magoito dispõe de uns excelentes acessos ao areal onde se destaca um passadiço de madeira sem degraus, que permite o acesso à praia de pessoas com mobilidade reduzida.

A chamada duna consolidada é um dos elementos geológicos mais interessantes da praia. Trata-se de uma duna costeira formada pela acumulação de areia gerada pela acção conjugada do mar e do vento. Esta duna fóssil corresponde a um estádio do processo de evolução da areia solta para a rocha arenito, processo que dura milhões de anos. A duna consolidada do Magoito foi formada há cerca de 10 mil anos. Retalhos de uma duna semelhante à do Magoito surgem encastoadas na arriba, na Aguda ,praia imediatamente a sul do Magoito e mais a norte na Assafora. As arribas que se desenvolvem para sul do Magoito mostram uma sucessão de camadas quase horizontais de calcários argilosos cinzentos e margas, rochas sedimentares formadas há muitos milhões de anos, quando o nível do mar se encontrava muito acima do actual. Na duna consolidada do Magoito podem observar-se laminações oblíquas, que permitem determinar qual a direcção em que sopravam os ventos aquando da formação da duna.

Todos todos os anos na Sexta-Feira Santa a praia enche-se de dezenas (senão centenas) de pessoas que se dedicam à apanha do mexilhão. A tradição é bem antiga e acredita-se que tenha surgido por causa de outro costume — o de não se comer carne na Sexta-Feira Santa.

 

 

 

 

Mais imagens:https://www.facebook.com/pg/Cyberjornal/photos/?tab=album&album_id=1411544062235730

 

 

 

cuberjornal, 19 abril 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!