LUMINA atrai milhares a Cascais

lumina2018Mais uma vez o Festival da Luz invadiu as principais artérias do casco velho de Cascais onde. até domingo, entre as 20 h e as 0 horas vai encanta com a sua magia moradores e visitantes.

Este festival que já vai na 7.ª Edição yem por tema “ Formas e Cores”, Para além dos espectáculos visuais, os milhares de visitantes que se esperam nestes três dias, têm à sua espera muita música e animação para toda a família, exposições interativas e ainda danças e teatro.

 

 

 

 

 

 

As Cores e Formas são celebradas por reconhecidos artistas nacionais e internacionais que guiam o público ao longo de um percurso dinâmico de experiências emocionais e sensoriais.

À semelhança da edição anterior, o LUMINA conta com um país convidado. Este ano é a Polónia com o apoio da Embaixada da República da Polónia e do seu parceiro estratégico, EDP Renováveis.

Ao longo dos 3 dias, os visitantes podem conhecer mais sobre a gastronomia e cultura do país e também admirar a obra do artista polaco convidado, Robert Sochacki.

Of Dreams and Life, é um verdadeiro tributo colorido às crianças. A obra é um convite ao estado de espírito dos mais jovens, uma experiência entre sonhos corajosos, pensamentos e ações livres, imaginação sem limites e à vida que deriva de tudo isso.

O artista holandês Ivo Schoofs vai apresentar Large Pendulum Wave. Esta obra é um fenómeno físico baseado em 15 pêndulos independentes de diferentes comprimentos que ao libertados, criam padrões surpreendentes. Não há motores ligados aos pêndulos, o trabalho é apenas pura gravidade e surpreendentes padrões!

Desfile de luz

O coletivo francês Picto Facto ganha também especial destaque com a sua colorida performance Lampadophores. Pela primeira vez, o festival conta com este animado desfile que irá deambular e dar vida às ruas de Cascais, com oito estruturas insufláveis de diferentes tamanhos, formas, cores e padrões, projetadas como fantoches gigantes e música a acompanhar.

Oficina das Pessoas é uma instalação interativa que permite ao público embarcar numa viagem sensorial por diferentes conceitos, e que pretende recarregar a vida das pessoas - o conceito da nova campanha do Renault ZOE. Ao entrar na área da projeção, o participante interage com o maior chão interativo alguma vez criado em Portugal, que ganha cores e formas à medida que os participantes interagem e se movimentam nela. Uma experiência interativa única e emocionante.

Colours and Forms é uma projeção 360º no Cidadela Pestana Hotel, fruto da parceria do atelier OCUBO com os The BLKBRDS e os JUKEBOX crew. Um espetáculo que reúne várias disciplinas artísticas - video mapping, música e dança - para celebrar o tema do Festival. Uma verdadeira explosão imersiva de cores e formas.

Pela primeira vez, o Festival apresenta a proposta vencedora da primeira edição do LUMINA Design Contest, que tem como propósito guiar os visitantes, de forma fácil e intuitiva, pelo percurso de luz. O concurso foi apoiado pelo visionário Philippe Starck, também Presidente do Júri desta edição, e que premiou a solução artística proposta por BLECAUTE. Floating Refraction, obra vencedora e criada a partir de garrafas de plástico e redes de pesca, servirá como obra guia no percurso do Festival.

Lumina Cascais 2018 - Capital Europeia da Juventude

O LUMINA associou-se ao Cascais Capital Europeia da Juventude2018 e, unindo forças para que os jovens possam ter um papel cada vez mais ativo no Festival, colaboram com a comunidade local, seja na realização de workshops artísticos, cujas obras finais são exibidas no Festival, seja em performances e instalações artísticas. Flowing Light é uma instalação interativa apresentada pelo atelier OCUBO em parceria com a Academia dos Patins que promete surpreender os visitantes. Uma rampa de skate que ganha cores e formas consoante o movimento dos atletas de skate, patinagem e BMX, através de diversas demonstrações. O público pode também participar nesta surpreendente viagem sensorial e visual.

Este ano, e pela primeira vez, o LUMINA apresenta em paralelo o LUMINA X, um espaço que vai iluminar a Marina de Cascais com um conceito inovador: 5 contentores de carga da MSC servem de palco a obras de carácter experimental. Light Metamorphosis, do artista Laurent Fort, são as instalações de luz criadas e adaptadas especialmente para este formato, eleitas para esta edição do Festival. Esta iniciativa tem o apoio da MSC, líder mundial no transporte global de contentores.

Estas são apenas algumas das obras que compõem o percurso deste ano e que irão proporcionar uma experiência envolvente e interativa com o público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CMC

 

cyberjornal, 22 Setembro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!