“Macellum”- visite o Mercado Romano de S. Domingos de Rana

sdrfeira 172158cyPepita Tristão

Se admira o brilho e poderio da civilização romana e tem curiosidade por conhecer a ambiência de um Mercado na época aúrea do Império, visite neste fim-de-semana, São Domingos de Rana.

No recinto do mercado local vai encontrar, para além de vendedores de bugigangas e de comes e bebes, patrícios e plebeus, legionários e gladiadores, músicos, aguadeiros, saltimbancos, bobos e escravos.

 

 

sdrfeira172221cyPode ainda assistir aos mais diversos espectáculos. Música e danças da Alexandria, sons de Constantinopla e do Império Oriental, treino de gladiadores, circo romano, encantadores de serpentes e engolidores de fogo são algumas das animações que aguardam por si.

Para os mais pequenos, passeios em póneis e uma zona onde podem observar pequenos animais, são os maiores atractivos, a par com deliciosos petiscos e gulodices.

Petiscos que também conquistam os adultos, servidos nas diversas tavernas do recinto, cujo agradável aroma constitui, só por si, uma tentação irresistível. Carne Barrosã, churrascos variados, pão com chouriço e bolos para todos os gostos.

Este mercado que foi inaugurado na tarde de terça-feira, com um desfile integrado por todos os animadores e também pela presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Fernanda Gonçalves e pelo seu staff, vestido a rigor, marca os 649 anos da integração de S. Domingos de Rana no termo de Cascais.

sdrfeira 172343cyProcurando prestar homenagem ao passado da freguesia, o evento de entrada livre, pretende chamar a atenção para uma das maiores atrações arqueológicas da freguesia,a Villa Romana de Freiria.

Segundo os historiadores, Guilherme Cardoso e José d' Encarnação, esta villa terá sido fundada por Titus Curiatius Rufinus no início do século I em Polima. Apresentando o maior celeiro da Península Ibérica, o emblemático património arqueológico da freguesia e do concelho encontra-se em bom estado de conservação e pode ser visitado gratuitamente.

Hoje, sábado, o Mercado está aberto entre as 14 horas e a meia noite. Amanhã, domingo, a abertura decorre às 12 horas, permitindo aos visitantes almoçar no recinto.

 

 

 

 

 

 

Mais imagens:https://www.facebook.com/pg/Cyberjornal/photos/?tab=album&album_id=2306171719439622

cyberjornal, 13 abril 2019

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!