Mercado Antigo abre Festas de Santo António em Estarreja

Estarrejamercado17Este fim de semana, dias 3 e 4, a Praça Francisco Barbosa transforma-se num local de vida de outras épocas. Recua no tempo até ao início do século XX, encenando formas de viver tão distintas dos nossos dias, separadas por mais de 100 anos de distância.

Descoberta para os mais novos, recordação para as gerações mais antigas, o Mercado Antigo abre este sábado, às 17, para retratar os costumes e as tradições, transmitindo essa herança cultural.

 

 

estarrejamercado017O Mercado Antigo reúne na praça histórica da cidade dezenas de pontos de venda e centenas de figurantes, a gastronomia, produtos e trajes adequados à época, com a participação de coletividades e comunidade local. Durante dois dias, a praça enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, reproduzindo a animação como há cem anos se veria. Serão atribuídos prémios para Melhor Traje, Melhor Espaço de Venda e Melhor Encenação.

No sábado à noite, Rão Kyao apresenta vários temas originais, com um ênfase muito grande na nossa, portuguesa, sonoridade. No domingo, às 10h30, destaque para o Desfile Etnográfico com encenações, trajes, artes e ofícios de outros tempos e com a forte participação de coletividades, feirantes e de populares.

Uma tradição obrigatória no palco das festas é o Festival de Folclore, no domingo às 16h, sendo uma mostra das danças e cantares, usos e costumes populares da nossa terra. Conta com a participação do Rancho Folclórico “As Tricaninhas de Fermelã”, Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”, Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros.

PROGRAMA

Dia 3, sábado

17h00 Abertura do Mercado Antigo

Largada de pombos e desfile dos participantes no Mercado Antigo e dos candidatos ao prémio “Melhor Traje”
18h30 Mostra de jogos tradicionais (ACRAP – Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas)

19h00 Encenação Contos na Eira

Vamos avivar os momentos de convívio de outrora, entre contos populares portugueses, lengalengas, provérbios, preces, adivinhas e canções tradicionais. Rodeados por um cenário alusivo a trabalhos numa eira, os narradores apresentam um conto tradicional.

22h00 Concerto Rão Kyao

"COISAS QUE A GENTE SENTE" é o título do último trabalho de Rão Kyao que apresenta vários temas originais, com um ênfase muito grande na nossa, portuguesa, sonoridade num caminho estreito e desafiante entre o respeito pela sua raiz e o desejo constante duma procura de novos caminhos seja na sua composição, na sua interpretação ou nos seus arranjos.

Dia 4, domingo

9h30 Abertura Mercado Antigo

10h30 Desfile Etnográfico

16h00 Festival de Folclore

 

 

 

 

 

 

 

CME/2 junho 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!