O Natal em Aveiro é uma festa

AveiroNatal17As “Boas Festas em Aveiro”, programa de animação do município para o período de Natal, tiveram ontem início com o Concerto Voz Nua, realizado na Igreja da Misericórdia de Aveiro e o atelier “Vem festejar o Natal em barro e traz a tua família!” que decorreu na Biblioteca Municipal, permitindo a cada participante fazer uma peça natalícia em barro.

As atividades prosseguem nos dias 15, 16, 17, 22 e 23 de dezembro, com a realização de concertos deambulantes e animação de rua em diferentes artérias da cidade, tais como, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Rua Direita, Rua José Estevão e Praça 14 de Julho.

Integram o programa “Natal e Artes de Rua” as seguintes atividades: Cais do Som com animação de rua deambulante que irá proporcionar a interação com transeuntes e comerciantes, gerando um ambiente festivo e acolhedor; o Palhaço Faísca que irá proporcionar animação humorística em várias artérias da cidade.

Dois animadores com andas, “Le Persil Noir, vão apresentar “O soldadinho de Chumbo e A Bailarina” ou dois duendes do Pai Natal.

O fantástico mundo do realejo vai estar representado no Centro Histórico da Cidade de Aveiro com um Tocador e a Banda da Quinta do Picado: Brass Band também participará na animação.

Na área das atividades para crianças e famílias, será promovida a “Oficina de marmoreados” nos dias 11, 13, 15, 16, 18 e 20 de dezembro no Museu da Cidade, com sessões às 10h00 e às 14h30. Trata-se de uma oficina onde se vai explorar a técnica do papel marmoreado, com raízes no Japão (Suminagashi) e com grande desenvolvimento na Turquia (Ebru). Utilizando diversas cores serão feitos postais, marcadores de livros e papel para embrulhar as prendas de Natal.

Entre os dias 12 e 15 de dezembro e de 19 a 21 de dezembro decorrerão as Oficinas de Natal 2017 no Museu de Aveiro | Santa Joana. Destinadas a crianças dos 5 aos 12 anos de idade, as oficinas irão proporcionar a elaboração de “Postais e Presentes Desiguais” e “Técnica de Gravura em linóleo e Barro”. Após a observação das figuras de Natal encenadas em Maquinetas, cada participante, usando da sua criatividade, poderá criar numa placa de linóleo ou de barro, por incisão, uma silhueta da figura escolhida. Serão impressos sobre largas folhas de papel os desenhos imaginados e que foram inscritos nas placas com uma ponta seca de metal.

Na vertente dos Mercados de Natal haverá uma edição especial de Natal do “Artes no Canal”, nos espaços habituais.

 

 

Teatro Aveirense

Hoje, 10 de dezembro, pelas 11h00, o Serviço Educativo do Teatro Aveirense proporciona o espetáculo “Mira! Mira! Miró, Mirando!” da Companhia TEATRO ART’IMAGEM.

Consiste num espetáculo de teatro de rua contemporâneo com inspiração na obra do pintor catalão Joan Miró, que explora de forma performativa o seu universo pictórico e mágico, repleto de cores, coisas, formas, seres e figuras mais ou menos abstratas, transformando-as em personagens vivas que participam, interpretam e contam as histórias que o artista pintou nos seus quadros.

Será um teatro físico e sem palavras, interpretando várias disciplinas das artes de palco, com música ao vivo foi concebido para criar uma atmosfera de grande envolvimento do público, através de jogos dramáticos que implicam a sua participação ativa no desenrolar da representação.

 

 

Leituras na Biblioteca

Todas as quintas-feiras, e até 21 de dezembro, os polos de Leitura de Esgueira e Santiago receberá a hora de conto, “Ouvindo o imaginário…”.

Destinada a crianças dos 4 aos 10 anos, a hora de conto irá despertar os sentidos através da leitura de histórias.

No polo de leitura de Santiago a atividade acontece a 14 de dezembro e no polo de Leitura de Esgueira no dia 21, sempre às 15h00.

A participação é gratuita, contudo carece de inscrição prévia (Esgueira: 234 318 399; Santiago: 234 384 133 ou através do endereço de correio eletrónico:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

 

 

Aveiro Moda e Misson Day Aveiro

Neste âmbito decorreu também nest localidade, dias 8 e 9 de Dezembro, mais uma edição do Aveiro na Moda – Christmas Night Out. Organizada pela Associação Comercial de Aveiro – ACA.

Dia 9 decorreu também a “Misson Day Aveiro” em várias artérias da Cidade no dia 9 de dezembro, um evento oficial em Portugal para todos os jogadores de Ingress, um jogo de realidade aumentada, desenvolvido pela Niantic Labs, que implica a deslocação presencial de jogadores de todo o mundo, para uma cidade, a fim de conhecer os seus locais, monumentos, arte urbana, pontos de interesse cultural, arquitetónicos, históricos ou sociais. Um jogo cujo tabuleiro de jogo é o mundo, onde os elementos que nos rodeiam podem fazer parte do jogo.

 

 

 

CMA/cyberjornal, 10 Dezembro 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!