Oposição e Sociedade Civil rejeitam PDM Cascais

ConfImprensaMaio015Os partidos da oposição na Câmara de Cascais e movimentos de cidadania do concelho reuniram-se no passado sábado, para contestaram a Proposta de Revisão ao Plano Diretor Municipal (PDM) apresentada pela autarquia.

A conferência de imprensa decorreu ao ar livre, na localidade da Areia, concelho de Alcabideche, em frente ao espaço verde onde, segundo denunciaram, se pretendem construir mega projectos.

 

 

 

 

 

 

 

ConfImprensaMaio15Assim, tanto os partidos da oposição com assento nos órgãos autárquicos, como as 13 instituições da sociedade civil, representados naquele encontro com a comunicação social, rejeitaram em uníssono, a proposta de Revisão do PDM de Cascais e revelaram os maiores atentados, ambientais e urbanísticos que consideram conter a proposta do novo PDM.

Entre outros, citaram os projectos: Birre/Areia que prevê 196.000m2 de construção em área de espaço Natural junto ao PNSC; Carcavelos com mais de 250.000 m2 de construção junto à marginal e construção em actuais áreas verdes dos Vales das Ribeiras de Caparide e das Vinhas), Foi ainda referido que a estratégia subjacente a este novo PDM não tem uma vocação devidamente estabelecida para o Concelho e aumenta consideravelmente as áreas urbanas e urbanizáveis. Atenta também contra a segurança dos munícipes com o acréscimo de risco de cheias devido à maior impermeabilização dos solos; permite a destruição de grande parte do que resta do património natural e diminui as medidas de salvaguarda do património histórico edificado e dos Sítios arqueológicos.

Para os movimentos cívicos e oposição. «Este PDM constituirá uma afronta, quer ao desenvolvimento sustentável e à preservação da identidade do Concelho, quer aos mais basilares direitos dos Cascalenses, nomeadamente à qualidade de vida, segurança e ambiente ecologicamente equilibrado».

Na ocasião, foi ainda dado a conhecer que no passado dia 21, as Assembleias de Freguesia de Carcavelos/Parede, S. Domingos de Rana e Alcabideche, num consenso entre todas as forças da oposição, se pronunciaram contra esta proposta de revisão do PDM e mandataram os respectivos presidentes de Junta, para votarem contra a sua aprovação em sede de assembleia municipal, demonstrando assim que a esmagadora maioria das freguesias do concelho (3/4), à semelhança da sociedade civil (que na discussão pública expressou, em muitas centenas de Reclamações apresentadas, o seu repúdio) está contra esta proposta de PDM.

Foi ainda enfatizado o facto de esta Proposta de Revisão do PDM «contrariar expressa e totalmente tudo quanto foi defendido e subscrito pelo actual Presidente da Câmara em 2000/2001 sobre a Revisão do PDM».

 

 

Associações intervenientes:

 

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA MARINHA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA AREIA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE ALMOINHAS VELHAS

AMIGOS DO PINHAL DO LIVRAMENTO

ASSOCIAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DA FUNDAÇÃO NACIONAL PARA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO PORTUGUÊS

CIDADANIA CASCAIS

FORUM POR CARCAVELOS

GRUPO ECOLÓGICO DE CASCAIS (GEC)

LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA (LPN)

MOVIMENTO CÍVICO EM DEFESA DO P. NATURAL SINTRA CASCAIS

MOV CASCAIS

QUERCUS – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

SOS SALVEM O SURF

 

Partidos

 

BE - BLOCO DE ESQUERDA

PCP - PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

PEV - PARTIDO ECOLOGISTA OS VERDES

PS - PARTIDO SOCIALISTA

SERCASCAIS – MOVIMENTO INDEPENDENTE

 

 

 

 

cyberjornal, 25 Maio 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!