Palmela no Top 10 dos Melhores Moscatéis do Mundo

Palmelamoscatel 

Os vinhos de Palmela estão em alta. Recentemente, dois produtores de vinho do concelho, a Venâncio da Costa Lima, cujo Moscatel no ano 2017 arrebatou a medalha de ouro e a Quinta do Piloto, foram distinguidos pelos bons resultados alcançados no Concurso Muscats du Monde 2018, realizado em França. 

Por isso, o Município de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 18 de julho, duas saudações àqueles dois produtores de vinho premiados emFrontignan-la-Peyrade, nos  passados dias 4 e 5 de julho.

A adega Venâncio da Costa Lima foi o produtor mais medalhado no concurso e, mais uma vez, o seu Moscatel Roxo de Setúbal conquistou um lugar no Top 10 Muscats du Monde. Também o Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2011 Quinta do Piloto foi selecionado, em sexto lugar, no Top 10 Muscats du Monde.

 

Trancrevemos, abaixo, os textos integrais das saudações:aprovadas pelo município

 

 

Saudação Venâncio da Costa Lima

«O mais medalhado produtor no Concurso Muscats du Monde® 2018 é a adega Venâncio da Costa Lima, em que, mais uma vez, o Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima consagra lugar no Top 10 Muscats du Monde®.

O Concurso Muscats du Monde, que elege os melhores Moscatéis do mundo, avaliou 212 moscatéis e decorreu a 4 e 5 de julho, em  Frontignan-la-Peyrade, França.

Com um total de três medalhas alcançadas, a Venâncio da Costa Lima é o produtor nacional mais medalhado e, ex-equo, o mais medalhado a nível mundial.

Além do lugar no Top 10 e da medalha de Ouro para o Moscatel Roxo de Setúbal VCL 2014, juntam-se também a medalha de Ouro para o Moscatel de Setubal VCL Reserva da Família e a medalha de Prata para o Moscatel Roxo Pioneiro 2014. 

Desde 1914 que a família Venâncio da Costa Lima aperfeiçoa a arte de criar o Moscatel perfeito. Este Moscatel é fruto da visão da equipa liderada pelo enólogo Fausto Lourenço e foi elaborado a partir da rara casta Moscatel Roxo, uma casta exclusiva da Península de Setúbal.

Lançado pela primeira vez com a colheita de 2012, o palmarés do Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima inclui ainda o “Prix Special" no Challenge International du Vin de 2017, o mais antigo concurso Internacional de vinhos do mundo.

Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 18 de julho de 2018, a Câmara Municipal de Palmela saúda a Venâncio da Costa Lima, uma das adegas mais antigas da região de Palmela, localizada na freguesia de Quinta do Anjo, pelos vários reconhecimentos alcançados e distinções, nomeadamente, em concursos internacionais».

Palmelaquinta do piloto moscatel roxo Saudação Quinta do Piloto

«O Concurso Muscats du Monde® 2018, realizado em França, na região de Frontignan-la-Peyrad, entre os dias 4 e 5 de julho, elegeu os melhores moscatéis do mundo.

Entre a avaliação de 212 moscatéis, está o Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2011 Quinta do Piloto, que foi selecionado em sexto lugar no Top 10 Muscats du Monde®.

Este vinho distingue-se por ser considerado envolvente, intenso e persistente, dotado de uma relação de equilíbrio como poucos apresentam.

A Quinta do Piloto é herdeira da tradição vinícola de quatro gerações da família Cardoso. Localizada em Palmela, os seus vinhos são fruto de lotes escolhidos entre 200 hectares de vinhas nos melhores terroirs da região, onde se localizam as vinhas velhas de castas tradicionais, como Castelão e Moscatel.

Vinificados através de métodos ancestrais da região, sob a direção enológica de Filipe Cardoso, os vinhos da Quinta do Piloto são expoentes das castas autóctones referidas e pequenas quantidades de castas escolhidas pela excelência.

Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 18 de julho de 2018, a Câmara Municipal de Palmela saúda a Quinta do Piloto por mais este reconhecimento alcançado, que confirma a elevada qualidade da sua marca».

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CMP/cyberjornal, 20 Julho 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!