S. Pedro do Estoril, na luta pelo seu património
- Detalhes
- Publicado em 26-06-2018
(Ponte filipina seiscentista de São Pedro do Estoril - reprod.)
Por: J. d’E.
Está em distribuição o nº 34 / Junho de Cae Água, boletim propriedade do Núcleo de Amigos de S. Pedro Estoril (NASPE).
Na presente edição que «não segue a grafia do novo AO da Língua Portuguesa», como ali se declara, o artigo de fundo, da autoria da presidente do Núcleo, fundado em 27 de Junho de 1997 e que já mereceu, em 2001, a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação da Câmara Municipal de Cascais, tem o sugestivo título de «PATRIMÓNIO – CONHECER, USUFRUIR E PRESERVAR» e dedica-se, com elucidativas fotografias, à beleza que envolve a chamada ponte filipina. Escreve a presidente, a dado passo:
«Estas, como outras imagens ao longo da Ribeira merecem ser alvo de atenção por quem passa, que vendo, a deve proteger. Quer pela surpresa da sua realidade, tão policromática e genuína, quer pela beleza e contrastes naturais que proporciona, perante os reflexos da luz solar e os movimentos da água doce no encontro com a salgada do Oceano, ninguém pode ser indiferente».
Recorde-se que no próximo dia 29, dia de S. Pedro, haverá na Praia de S. Pedro, no Restaurante Mar d’Sal, a partir das 19h 30m, jantar/convívio comemorativo dos 21 anos do NASPE. Uma confraternização aberta não apenas a sócios mas também a amigos e simpatizantes.
Inscrições até às 22 horas do dia 27, através dos seguintes contactos:
- Manuela Duarte – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – 96 504 77 66;
- Armando Ventura – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – 96 263 87 35
cyberjornal, 26 Junho 2018