Sabrosa soma 179 anos e aposta na rede viária

Sabrosasinaletica

Na próxima sexta-feira, a partir das 21 horas, a Câmara Municipal de Sabrosa assinala a passagem do 179º aniversário da criação do seu concelho com algumas actividades alusivas que vão decorrer no Auditório Municipal. Este ano, o Dia do Município é dedicado as Associações centenárias do concelho que ao longo da sua existência desempenharam um importante papel social e de referência junto da comunidade.

No mesmo dia, as crianças do Jardim de Infância e 1º Ciclo da Escola Fernão de Magalhães abrangidas pelo programa CAF- Componente de Apoio à Família, da Câmara de Sabrosa, vão pelas 16 h entregar ao Município cartões evocativos do respectivo aniversário

 

 

 

 

 

 

Do programa oficial, consta uma Exposição Comemorativa do evento e uma recreação teatral, pelo grupo de Teatro Filandorra, do acto da elevação de Sabrosa a Concelho, bem como um concerto pela Banda de Musica de Sabrosa. No final será servido um bolo de aniversário, acompanhado por um Porto de Honra.

 

Cerca de um milhão de euros na rede viária

 

O município de Sabrosa vai avançar em 2016 como um dos maiores investimentos de sempre feitos pela edilidade na requalificação das suas acessibilidades rodoviárias. São cerca de um milhão de euros, verba que irá ser suportada pela autarquia e que se destina a um vasto conjunto de obras em estradas municipais de norte a sul do concelho.

José Marques assumiu que o valor das obras, “É um esforço financeiro que a Câmara vai fazer, mas justificado pela sua premência e em nome da segurança da circulação rodoviária, em particular da mobilidade da nossa população”. “Sabrosa é um concelho cuja rede de estradas municipais é vasta e implantada quase na sua maioria em zonas de encostas e de traçado sinuoso. Sabemos que o concelho padece de um conjunto de vias com sinais de degradação e a necessitarem de intervenções que visem a sua beneficiação. Este propósito está expresso neste investimento “ acrescentou.

No plano de intervenção previsto, serão requalificadas as seguintes estradas. No sul do concelho, a via Gouvinhas- Guiães (até ao limite do concelho), o troço Donelo- Vilela e ainda a ligação do cruzamento de Donelo-Ferrão (estação ferroviária). Também o acesso que vai de Celeirós do Douro a Paradelinha será beneficiado. A estrada S. Martinho de Anta-Gouvinhas-Ferrão, será alvo igualmente de uma intervenção. Na parte Norte do concelho de Sabrosa, o investimento aponta para a requalificação da estrada de acesso à freguesia de Torre do Pinhão (lugar dos Carrujos), ainda de Saudel a S. Lourenço de Ribapinhão e S. Martinho de Anta (Senhora da Azinheira) até à Rotunda de Arcã.

À parte deste conjunto de obras, a Câmara Municipal de Sabrosa pretende também intervir em duas vias de grande interesse do concelho. A EM 322 (Sabrosa-Pinhão) e o acesso a Gouvães a partir da mesma EM 322. “Vamos avançar rapidamente com o projecto de requalificação da estrada municipal que liga Sabrosa ao Pinhão, que assume um inegável interesse regional. Esta vai ser objecto de um estudo de projecto, visando a sua consolidação, nomeadamente ao nível do seu suporte, piso e segurança, colocação de sinalética e pontualmente alguma correcção do seu traçado” assegurou José Marques.

 

 

CMS/cyberjornal, 4 Novembro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!