Simpósio sobre Gestão de Stresse em Oeiras

stressOeiras15

 

 

 

Integrado na Campanha Europeia promovida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, que tem como lema "Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse”, a Câmara Municipal de Oeiras, em parceria com a Associação Portuguesa de Ergonomia, organiza um simpósio sobre Gestão de Stresse e de Riscos Psicossociais no Trabalho no dia 21 de outubro de 2015, a partir das 9H15, no Centro de Congressos do Taguspark.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Sessão de Abertura, às 9.15 h, conta com a participação de Paulo Vistas, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, de Luis Jerónimo, Diretor do Centro Local de Lisboa Ocidental da Autoridade para as Condições do Trabalho, de  Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, de  Jorge Barroso Dias, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina no Trabalho e de Teresa Cotrim, Presidente da Associação Portuguesa de Ergonomia.

Refira-se que a Campanha Europeia visa sensibilizar para as questões de stresse e riscos psicossociais no local de trabalho, melhorar a compreensão do problema e fornecer apoio e orientação aos empregadores e trabalhadores por forma a dar uma resposta eficaz a esse tipo de riscos.

Na Europa, 25% dos trabalhadores dizem sofrer de stresse no trabalho durante a maior parte ou a totalidade do seu horário de trabalho, e uma percentagem semelhante relata que o trabalho afeta negativamente a sua saúde.

Os riscos psicossociais contribuem para estes efeitos adversos do trabalho.

Os riscos mais comuns têm a ver com o tipo de tarefas executadas pelos trabalhadores — por exemplo, se as tarefas são monótonas ou complexas — e com a intensidade do trabalho. A intensidade elevada de trabalho está associada a efeitos negativos em termos de saúde e bem-estar, tendo especialmente a ver com stresse no trabalho. Mas também, a violência, o assédio ou a dificuldade em estabelecer um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, bem como o apoio social, exercem uma influência negativa com o bem-estar da população activa.

 

 

Organização:

 

Câmara Municipal de Oeiras

Associação Portuguesa de Ergonomia

Parceiros:

Ponto Focal Nacional da Agencia Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (Autoridade para as Condições de Trabalho)

Ordem dos Psicólogos Portugueses

Sociedade Portuguesa de Medicina no Trabalho

Taguspark

 

 

 

CMO/cyberjornal, 19 Outubro 2015

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!