Trabalho, gastronomia e atletismo em Aveiro

AveiroCM

 

 

Nos dias 27 e 28 de maio vai decorrer no Parque de Exposições de Aveiro, a primeira edição da Feira Vocacional e Profissional numa organização partilhada com a Associação Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), do Projeto CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social - 3G Aveiro, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), da Universidade de Aveiro e da Fábrica Ciência Viva.

 

 

 

 

 

 

Pretende-se agregar num único evento diversas ofertas educativas e formativas, profissionais e de emprego, promovidas por diversas entidades, com o objetivo de proporcionar aos alunos do 9.º e 12.º ano o acesso a informação relativa às diferentes saídas profissionais, ponderando diversos fatores, como são exemplo a taxa de empregabilidade e a valorização da componente técnica.

Este evento englobará uma área expositiva onde empresas, instituições, parceiros, escolas e universidades poderão encontrar ofertas formativas, saídas profissionais, produtos ou ofertas de emprego e uma área lounge que será palco de apresentações diversas e áreas formação com atividades diversas ao longo dos dois dias conforme programa em anexo.

O evento tem entrada livre.

 

 

 Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

 

Aveiro será a primeira cidade anfitriã do Dia Nacional da Gastronomia que se assinala no próximo dia 29 de maio no Mercado Manuel Firmino. Trata-se de um evento que vai reunir os melhores produtos nacionais, demonstrações de cozinha onde as confrarias trabalham com novos Chefs e escolas de hotelaria, harmonizações e diversos momentos de animação.

No dia 28 de maio pelas 22.00 horas Katia Guerreiro apresenta-se no Jardim da Fonte Nova, abrindo assim, as comemorações do Dia Nacional da Gastronomia. No dia seguinte contaremos com Diogo Piçarra pelas 16.00 horas no mesmo local. A entrada nos concertos é livre.

Destaque ainda para uma exposição única onde produtos da gastronomia portuguesa mostram que podem ser arte. Criativos trabalham produtos alimentares que resultam numa exposição que no final do dia é degustada por todos. No mesmo dia nasce um conto, escrito por quatro nomes da nossa literatura, durante as 24 horas do 1º dia da Gastronomia Portuguesa.

Sob a chancela das Confrarias Gastronómicas Portuguesas, o Mercado Manuel Firmino recebe a mostra de produtores portugueses, que terá em exposição e para venda, alguns dos mais característicos produtos de Portugal. A estes juntam-se produtores certificados com o selo do Portugal Sou Eu e os selecionados produtos que integram o Clube de Produtores da Sonae, numa demonstração ímpar da qualidade e da relevância dos produtos nacionais.

É no mercado que se realizam também as demonstrações culinárias a cargo da selecção dos Chefs Hélio Loureiro e Luís Lavrador, também eles com um percurso ligado à nossa selecção nacional de futebol, as seleções das Confrarias Gastronómicas, que nos mostram como a tradição Culinária tem novas interpretações pelas Escolas de Hotelaria, que imprimem modernidade às receitas mais tradicionais, reinventando os pratos típicos.

No exterior teremos diversas atividades ligadas à gastronomia destinadas a adultos e crianças – uma zona de piqueniques, com oferta de toalhas alusivas ao dia, um espaço educativo que convida as crianças a plantar uma semente de chícharo, assinalando o Ano Internacional das Leguminosas, e diversas outras atividades promovidas pelas marcas que se associam ao Dia da Gastronomia, em ações pop up que se desenrolam um pouco por toda a cidade.

E porque se trata de uma festa da gastronomia, ao longo de toda a semana que antecede o evento, dezenas de restaurantes disponibilizam aos seus clientes um prato da gastronomia portuguesa com um desconto de 50 por cento.

Um selo e um carimbo oficial do Dia da Gastronomia serão lançados pelos CTT, a TAP apresentará, a 29 de maio, uma refeição alusiva à efeméride, desenvolvida pelo Chef Vítor Sobral, a CP promoverá uma viagem especial, e uma série de outras entidades associam-se com ações relacionadas, aumentando a relevância do dia e a importância da gastronomia portuguesa.

A organização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa pretende comemorar efusivamente cada último domingo de maio, cada ano numa cidade e região diferente, mostrando a transversalidade da nossa gastronomia.

 

 

 Corrida Solidária Bosch

 

O Município de Aveiro volta a associar-se à Corrida Solidária Bosch que este ano irá decorrer no dia 29 de maio, entre Ílhavo e Aveiro. Trata-se de uma organização da Bosch que conta com a participação da Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Ílhavo, Universidade de Aveiro e AIDA.

Este ano a corrida (10 km) e a caminhada (4,5km) irão juntar mais de 2000 pessoas. As receitas da Corrida Solidária Bosch revertem, este ano, a favor da Fundação do Gil, do Centro Social Nossa Senhora da Nazaré, Fundo Social da Universidade de Aveiro e Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima.

No dia 29 de maio, o trânsito estará condicionado entre as 9h45 e as 12h30. As zonas afetadas são as que se situam nas imediações da Universidade, Hospital, Rossio, Sé/Museu de Aveiro, nomeadamente as seguintes ruas: Rua João Mendonça, Rua de Coimbra, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida de Santa Joana, Avenida Artur Ravara e Avenida Padre Fernão de Oliveira.

Para evitar maiores constrangimentos, a organização tem prevista a abertura das ruas à medida que os atletas vão passando, de forma a minimizar os constrangimentos que possam surgir.

 

 

 

 

CMA/cyberjornal, 23 maio 2016

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!