Visite os Presépios e viva o Natal de Aveiro

presepioAveiroNo sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderão ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas do centro histórico e turístico de Aveiro.

Assim, o Museu de Aveiro | Museu Santa Joana apresenta a exposição “A Arte dos Presépios Portugueses na Coleção do Museu”, patente de 8 de dezembro a 14 de janeiro. Consiste numa mostra que apresenta os diversos presépios da coleção do Museu de Aveiro/Santa Joana desde o séc. XVI ao séc. XX explorando as narrativas presentes sobretudo nos “presépios em maquinetas”, os quais tiveram, em particular através do labor dos Barristas Aveirenses, grande expressão na cidade e lhe conferiram características particulares.

 

 

A exposição, com entrada livre, poderá ser apreciada de terça a domingo das 10 h  às 12.30 e das 13.30 às 18 horas.

A partir da visita a esta exposição, será possível aos mais novos participar no atelier para criação de novos e diversos materiais de natal, tais como, postais, cartazes, prendas e embrulhos, bonecos e fantoches em papel, presépios em barro, em cartolina, entre outros e ainda pintar azulejos com engobes coloridos.

A participação nos ateliers são efetuados sob marcação prévia, e em grupos com máximo de 16 e o mínimo de oito crianças. As inscrições, no valor de 2,50€ por sessão, podem ser efetuadas através do telefone 234 423 297.

 

 

saiprarua

Recordamos que o “Sai p’ra Rua” realiza-se até ao dia 14 de janeiro e trata-se de um grande evento promovido em parceria com o grupo JN/TSF que decorre no Cais da Fonte Nova, envolvendo toda a magia do natal, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira e domingos das 14 h  às 20 horas e às sextas-feiras e sábados das 14 h às 22 horas.

O evento inclui várias diversões: Roda Gigante, Pista de Gelo, Carrossel Francês, Comboio de Natal, Casa do Pai Natal, Festivais de Gastronomia e palco com programação e animação de Rua. O programa de animação do Sai P’ra Rua trará outras surpresas para as ruas de Aveiro, que inclui algumas de dimensão nacional.

 

Serviço Educativo do Teatro

Na área do Serviço Educativo, vai ter lugar o espetáculo “Nocturno” de Joana Gama e Victor Hugo Pontes (Dose Dupla) 10 e 11 de dezembro (10.30 e 14.30).

Na imaginação das crianças, a noite é talvez o primeiro dos grandes mistérios. As sombras, o escuro, o silêncio, os barulhos da rua e os movimentos na casa propiciam pensamentos fantasiosos, muitos medos, algum fascínio. Alicerçado num trabalho com escolas em diversas fases da criação, “Nocturno” inspira-se em muitas noites possíveis – na aldeia e na cidade, ao relento ou em abrigos improváveis. Diferentes sons e experiências, com ou sem estrelas, mas sempre sob o mesmo céu escuro.

 

 

 

CMA/cyberjornal, 9 Dezembro 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!