Vouzela em festa

VouzelaSFreiGilEm Vouzela, dias 13 e 14 de Maio assinala-se o Dia de S. Frei Gil, padroeiro desta localidade que o viu nascer no fim do século XII.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Integrada nas comemorações do Feriado Municipal, vai realizar-se no dia 14 de maio, pelas 11h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma sessão solene de homenagem da Câmara Municipal  a Telmo Antunes, a título póstumo e ainda a José Carlos Teixeira, à Filarmónica Verdi Cambrense e à empresa Constálica.


VouzelaSFreiGil17

 

 

De realçar que a igreja dedicada a Frei Gil é datada do séc. XVIII, durante o reinado do D. João V., apresentando a sua fachada de   pano único delimitado por cunhais de cantaria encimados por pináculos em forma de urna, assinalável e exuberante beleza.
Homenageados:

- Armindo Telmo Antunes Ferreira -

Natural da freguesia de Alcofra, foi presidente da Câmara de Vouzela entre 2002 e 2013.
Dirigente associativo em várias organizações de cariz desportivo, recreativo e de ação social.
É atualmente Diretor Distrital da Segurança Social de Viseu.

- José Carlos da Silva Teixeira -

Nasceu a 15 de dezembro de 1942 na aldeia de Calvos, freguesia de Fataunços. 
Aos 13 anos de idade emigrou para Belém do Pará – no
Brasil, onde começou a trabalhar e onde se estabeleceu profissionalmente no setor do transporte de combustível.
Fundou, em 1977, o Centro Industrial de Fataunços - CIFAL.
Na sua terra, foi sempre muito empenhado e envolvido em obras e melhorias como a da Igreja Paroquial de
Fataunços, do Cruzeiro de Fataunços, da envolvente à capela de Santo Antão, entre outras. 

- Filarmónica Verdi Cambrense - 

Foi fundada em 1883, tendo como patrono o distinto compositor Giuseppe Verdi.
Ao longo dos 134 anos que já conta, foram muitos os momentos marcantes da coletividade: como a participação em vários concursos de bandas civis; atuações pelo país; a edição de dois Cd, a publicação da monografia “Filarmónica Verdi Cambrense—125 anos ao serviço da música e da cultura”; a Declaração de Coletividade de Utilidade Pública em 1992; entre muitos outros.
Atualmente com mais de 50 elementos, na sua maioria jovens, a Filarmónica Verdi Cambrense dispõe de uma Escola de Música com várias classes e monitores, com cerca de 20 crianças e jovens, e uma Banda Juvenil que integra alunos de instrumento e executantes mais jovens da Filarmónica Verdi Cambrense.

- Constálica - 
Fundada em 2004, a Constálica é uma empresa de características inovadoras e focaliza a sua atividade no sector dos produtos metálicos para construção, nomeadamente a fabricação de perfis enformados a frio, denominados de MADREMAX. Trata-se de um produto concebido com base em inovação interna e encontra-se patenteado mundialmente.
A Constálica desenvolve várias áreas de negócio, destacando-se a cobertura e fachadas de edifícios, fotovoltaico (solo, coberturas, parques estacionamento), pavilhões, bares de praia e edificios habitacionais.
Para além disso, produz e comercializa reservatórios, denominados de RÉSERVOIR, aplicados na indústria, agricultura, floresta e abastecimento de água.
Está presente nos mercados espanhol, francês, alemão, belga, no Reino Unido e Norte de Africa. Marca presença ainda no Brasil e no México.
 
 
CMV/cyberjprnal, 7 maio 2017

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!