XX Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja

AzambujaMaioEstá a decorrer a vigésima edição do Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, que culmina, como tem sido tradição nos últimos 19 anos, com a realização da Centenária Feira de Maio.

As atividades programadas tiveram início no dia 03 e decorrem até ao dia 29 de maio em Azambuja. É um mês repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com colóquios, uma exposição, eventos taurinos e equestres e muitos momentos de festa e convívio. 

 

 

 

 

No primeiro dia terá lugar um colóquio organizado pela União de Tertúlias de Azambuja, com o tema “O Toiro Bravo – A Evolução”, que irá realizar-se pelas 21h30, no Club Azambujense. Durante o mês estão programados mais dois colóquios. No dia 10 de maio, com organização da Tertúlia Festa Brava, o tema será “A Dinastia Ribeiro Telles”, a partir das 19h00, no Auditório do Páteo Valeverde. A mesma coletividade convida todos os aficionados a participar num jantar, que terá lugar na sede da tertúlia (sujeito a marcação pelo número de telefone 963 349 990). No dia 17 de maio, a Poisada do Campino organiza um colóquio com o tema “Tauromaquia – Que Futuro?”, pelas 21h30, na sede da associação, junto à Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.

No dia 04 de maio, sábado, o destaque vai para a inauguração da exposição “Ganadaria Eng.º Jorge de Carvalho - 50 anos de história”, na Galeria da Biblioteca Municipal, pelas 17h00, mostra que ficará patente até ao dia 04 de junho. Ainda a 04 de maio, a música e a dança irão animar a noite com uma Festa Rociera e a atuação do DJ Fábio Machado, a partir das 22h00 na Poisada do Campino. Mais arte de palco no dia 11 de maio, em que está programado um espetáculo de flamenco “Taconearte”, pelas 21h30, no Auditório Centro Social e Paroquial de Azambuja. No dia 18 de maio irá decorrer o III Festival de Escolas de Sevilhanas “Azambuja Sevillanissima”, com a participação de 7 escolas de sevilhanas, na Praça do Município. Ambos os espetáculos são organizados pelo Município de Azambuja.

A Associação “Poisada do Campino” organiza várias atividades na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. No dia 05 de maio, pelas 16h00, haverá uma aula de toureio intitulada “6 Escolas de Toureio de Portugal e Espanha”. Nos dias 11 e 18, pelas 15h00, estão programadas duas vacadas para diversão dos aficionados mais destemidos. Sábado 25 de maio, pelas 22h00, o dia será assinalado por um espetáculo de recortadores que marca a abertura do circuito nacional.

O Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, por seu lado, juntou-se às comemorações com duas iniciativas a realizar no Terreiro das Atividades Equestres. No dia 11 de maio, um Circuito de Ensino de Equitação, pelas 10h30; e no dia 19 de maio, um Concurso do Traje Português de Equitação.

No dia 24 de maio a Tertúlia Festa Brava, convida todos os aficionados a participar num Jantar/Palestra “Homenagem – 35 anos de Alternativa do Cavaleiro Rui Salvador”, no salão da Tertúlia.  A participação é sujeita a marcação, a realizar pelo telefone 963 349 999.

Na véspera das grandes emoções da Feira de Maio, e a terminar este Mês da Cultura Tauromáquica, a União de Tertúlias de Azambuja, organiza no dia 29 de maio, uma largada de quatro toiros, pelas 22h00, nas ruas da vila. A noite acabará cheia de animação, no Largo do Rossio, com um concerto “Fiesta Lusa” e uma largada com duas vacas.

Chegados ao final do mês… aí estará mais uma edição da CENTENÁRIA FEIRA DE MAIO! De 30 de maio a 3 de junho de 2019, renova-se e revive-se a tradição: Azambuja, sempre de braços abertos para todos, com A FEIRA MAIS CASTIÇA DO RIBATEJO!

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!