Semana do Voluntariado na Amadora

AmadoraCMANo próximo dia 5 de dezembro decorrem no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, com um Encontro intitulado “Voluntariado e Deficiência”. A iniciativa integra-se na V Semana do Voluntariado da Amadora, promovida pela Câmara Municipal da Amadora, que decorrerá entre os dias 2 e 6 de dezembro.

A V Semana do Voluntariado da Amadora pretende promover a prática de voluntariado no município, bem como divulgar o trabalho desenvolvido pelo Banco Local de Voluntariado da Amadora (BLVA) e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários ao longo do ano.

Esta iniciativa pretende ainda assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, efeméride que se comemora no dia 3 de dezembro. Para tal, neste dia, terá lugar, no Centro da Juventude Multigeracional da Amadora, na Brandoa, uma Ação de Formação Geral de Voluntariado, com “Speed Presentation” de projetos de voluntariado pelas Organizações Promotoras de Voluntariado inscritas neste banco.

Durante a V Semana do Voluntariado da Amadora, os voluntários do BLVA estarão presentes na XX Feira de Natal da Amadora, no Parque Delfim Guimarães, dinamizando o stand da Associação “Ajuda de Mãe”.

O Encontro “Voluntariado e Deficiência” tem entrada livre, mediante a lotação da sala.

Banco Local de Voluntariado da Amadora  

O Banco Local de Voluntariado da Amadora (BLVA) surgiu em abril de 2008 através da assinatura de protocolo entre o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e a Câmara Municipal da Amadora.

O principal objetivo do BLVA é impulsionar a prática do voluntariado no Município, promovendo o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e organizações promotoras do voluntariado.

Desde 2008 que o BLVA trabalha no sentido de sensibilizar os munícipes para o voluntariado como expressão de uma cidadania ativa. Assim, tem desenvolvido várias atividades, tais como: ações de sensibilização em IPSS e escolas; ações de voluntariado pontual; ações de formação sobre os princípios gerais do voluntariado, voluntariado de proximidade e gestão de programas de voluntariado, entre outras.

Atualmente, o BVLA conta com cerca de 511 voluntários inscritos, sendo que cerca de 83,4% são residentes no concelho da Amadora.

 

 

CMA/cyberjornal, 30 novembro 2013

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!