CERCICA organiza fórum sobre empregabilidade

cercicaVai decorrer, no próximo dia 25 de Maio,o evento Empregar para Incluir, um fórum de partilha e reflexão que irá juntar no hotel Pestana, em Cascais, empresários, instituições e profissionais da área que diariamente apoiam as pessoas com deficiência na integração no mercado de trabalho.

Recorda-se que a CERCICA, em conjunto com o Centro de Emprego de Cascais, abriram em Dezembro de 2015, o Gabinete de Inserção Profissional Inclusivo (GIP), com o objetivo de integrar as pessoas com deficiência em contexto profissional.

De forma a dar continuidade a este trabalho e, acima de tudo, sensibilizar a comunidade empresarial, surgiu a ideia de se realizar um fórum de reflexão e partilha sobre a esta problemática.

No fórum vão estar vários temas em debate tais como: “Empresas Inclusivas – Novo Paradigma de Gestão”, apresentado por Maria Castro e Almeida, da Inclusive Community Forum (ICF) – Nova SBE Leadership for Impact (LFI), “CERCICA: Um recurso para empregadores”; “Benefícios à Contratação de Pessoas com Deficiência” por Conceição Moita, da Direção de Serviços de Emprego e Formação Profissional, Delegação Regional LVT,IEFP,IP e ainda, desafiamos os empresários e profissionais a falar sobre as suas experiências.

Uma das mesas redondas será composta por profissionais com deficiência que irão falar sobre os seus percursos de inserção, partilhando na primeira pessoa as suas vivências. A segunda mesa redonda, terá uma visão mais empresarial, porque irá abordar o tema “O emprego das pessoas com deficiência: Casos reais”, que conta com a presença da El Corte Inglés, Perene S.A., Horizonte Cooperativa de Solidariedade Social e Ensino, C.R.L, Pestana Hotéis Cascais, Sintra & Açores, momento que será moderado pelo Diretor da EPIS, Diogo Simões Pereira. 

CercicaRosa Neto“Este evento tem como objetivo divulgarmos as boas práticas no âmbito da empregabilidade de forma a continuarmos a contribuir para a criação de oportunidades para as pessoas com deficiência. “, afirma a diretora-geral, Rosa Neto.

O fórum de reflexão e partilha é uma iniciativa grátis, que conta já com cerca de 90 inscrições, tem o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Câmara Municipal de Cascais, Hotel Pestana Cascais, DNA Cascais e Associação Empresarial do Concelho de Cascais.

A CERCICA é uma instituição de solidariedade social, com carácter complementar, na educação e reabilitação social, que tem como missão promover de forma sustentada e num contexto profissional de excelência, a qualidade de vida e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades, posicionando-se como parceira estratégica para as famílias, entidades públicas, empregadores e outros atores sociais. Aos longo dos anos tem apostado no desenvolvimento de novos serviços, baseando-se na evolução das necessidades manifestadas pelos seus clientes procurando acompanhá-los no crescimento e ao longo do ciclo de vida, proporcionando-lhes novos desafios e atividades promotoras de inclusão nas áreas de Educação, Formação e Emprego, Atividades Ocupacionais, Atividades Desportivas e Lúdico-Recreativas, Apoio Domiciliário e Residencial. Atualmente a CERCICA tem: 4 respostas sociais: Centro de Atividades Ocupacionais, Formação Profissional, Serviço de Apoio Domiciliário e Unidade Residencial; 3 recursos para a comunidade: Centro de Recursos para o Centro de Emprego de Cascais, Centro de Recursos para a Inclusão e Intervenção Precoce; 3 respostas empreendedoras: CerPlant, CerMov e Editora. 

CERCICA/cyberjornal, 23 Maio 2018

Para inserir um comentário você precisa estar cadastrado!